24/05/2023

Forragem hidropônica garante pasto verde durante todo o ano

Noticía Agricultura
compartilhar

Hidroponia (do grego: água + trabalho) é o nome dado a um sistema de cultivo de plantas caracterizado por não precisar de solo. As raízes das plantas ficam dentro da água, e soluções fertilizantes são adicionadas à água para alimentar as plantas. Essa técnica está sendo usada, agora, de forma pioneira, pela Biofeed, na produção de forragem verde hidropônica.
A BioFeed atua em agricultura em ambiente climatizado. Com sistemas automatizados e modulares, viabilizam o cultivo de forragem verde hidropônica em larga escala. De acordo com a empresa, as tecnologias patenteadas asseguram alimento nutritivo e de qualidade aos animais durante todo o ano. 
“A forragem BioFeed é um superalimento, enriquecido com enzimas, açúcares, proteínas, vitaminas e antioxidantes. É 90% digestível e benéfico para o bem-estar dos animais. Pode ser usada para alimentação de bovinos, equinos, aves, coelho, gato, entre outros. Isso resulta em animais mais eficientes e com ganho de peso acelerado”, explica o sócio da empresa, Roberto Arana. Ele assinala ainda que se trata de uma produção agrícola eficiente, sustentável e rentável, que enfrenta desafios da segurança alimentar com inovação e responsabilidade.
Segundo Arana, os produtores encontram na hidroponia muitas vantagens. As plantas são cultivadas em estufa, sem necessidade do uso do solo e com controle do clima, e ocupam um espaço reduzido. Utilizando uma área de 20 metros quadrados de área climatizada, por exemplo, é possível alimentar 15 vacas leiteiras ou 15 equinos, afirma Arana. A proposta da Biofeed é produzir, iniciamente, 80 toneladas por dia, numa área de quatro hectares na região do PAD-DF.
Como benefícios, aumento da produção e da qualidade dos produtos, tendo em vista que os nutrientes são balanceados e controlados. O sistema também diminui a quantidade de água utilizada, por ser fechado, e reduz o uso de agrotóxicos, por ser dentro de estufa, o que ameniza o ataque de predadores e as intempéries do tempo, além de não haver poluição do solo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Investir no agro brasileiro faz bem para os negócios e para o meio ambiente, diz ministra Tereza Cristina

Embrapa lança nova cultivar de feijão carioca de alta produtividade

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 99649-9915
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w