Anúncio aqui
23.09.2020 | Por: administrador

Emater-DF recebe veículos e aparelhos de GPS para atendimento aos mais de 11 mil produtores do DF

A ministra Tereza Cristina (Agricultura). o governador Ibaneis Rocha e a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca

 

Para auxiliar o trabalho dos extensionistas da Emater-DF junto aos produtores rurais do Distrito Federal, a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, realizaram a entrega de 13 carros e 25 aparelhos de GPS à Emater-DF, na manhã desta terça-feira (22). Atualmente, a empresa presta assistência e extensão rural a cerca de 10 mil agricultores familiares e 1 mil médios produtores.

 

Com os automóveis, os produtores ganham em agilidade no atendimento e terão presença mais constante dos extensionistas. Os GPS vão auxiliar os técnicos da empresa nos trabalhos em campo que necessitam de georreferenciamento.

 

Imagens da cerimônia de entrega de veículos e aparelhos de GPS à Emater-DF

 

Os automóveis foram adquiridos por meio de dois contratos de repasse de recursos com o Ministério da Agricultura (Mapa), em 2018, e vão beneficiar, além dos produtores, aproximadamente 200 extensionistas rurais e técnicos que prestam assistência presencial às propriedades rurais no DF. O recurso é oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Rôney Nemer.

 

Durante a solenidade, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou a importância da produção rural. “Há anos o agronegócio é a atividade econômica que mais contribui para o crescimento do país”, disse. Ela também falou sobre as ações e investimentos do governo do Distrito Federal em programas de compras governamentais direta do produtor durante a pandemia. “Com um governo federal e um governo do Distrito Federal tão comprometidos, não tem como ter erro.”

 

A ministra Tereza Cristina faz entrega simbólica de chave de veículo ao coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo Braga

 

A ministra Tereza Cristina elogiou a atuação da Emater-DF. “Nos ajudem a continuar esse trabalho maravilhoso de vocês. O Ministério da Agricultura está à disposição para que a gente possa juntos contribuir para esse trabalho no Distrito Federal”, disse a ministra, que também lembrou que a pandemia trouxe a necessidade de se reinventar. “Nós temos que melhorar nossas ferramentas para fazer com que a assistência técnica e a extensão rural cheguem mais rápido aos pequenos agricultores.”

 

Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha destacou que a solução do país passa pelo agronegócio. “Nós sabemos da importância do homem do campo nessa região do Distrito Federal. São regiões riquíssimas, que precisam da nossa atenção. A Emater vem fazendo um bom trabalho. Os automóveis são instrumentos para que os homens façam o trabalho necessário a ser feito em toda nossa área rural”, ressaltou.

 

A presidente Denise Fonseca se reúne com o governador Ibaneis Rocha e a ministra Tereza Cristina na Emater-DF

 

O governador também falou sobre o trabalho de regularização fundiária que está sendo realizado no campo. “Nós estamos preparados, ministra, com todo o levantamento feito das áreas rurais, com todo o documento que tem que ser encaminhado, as CDUs, para que 2021 seja o ano da regularização fundiária”, destacou.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, destacou a importância da ministra à frente do Ministério da Agricultura e também nas ações do Distrito Federal em prol de pequenos produtores da região.

 

A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, faz apresentação de ações da empresa

 

Na presidência da empresa, a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, fez uma apresentação sobre os programas da empresa, como os de empreendedorismo rural, valorização das mulheres do campo e qualificação rural, e ações realizadas desde o início da pandemia, como o desenvolvimento da plataforma gratuita de comercialização Põe na Cesta e os atendimentos presenciais aos produtores rurais. “A Emater não parou”, disse.

 

O presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles, o secretário de Governo, José Humberto, e o superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, William Barbosa, também participaram da solenidade e da apresentação de projetos da empresa.

FONTE: EMATER-DF

Outros artigos desse tema