Contrapartida 1920x450
23.05.2024 | Por: Laís Holanda

Projeto Escola no Parque da AgroBrasília 2024 receberá cerca de 2.800 estudantes

A iniciativa oferece aos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal a oportunidade de vivenciar de forma prática a riqueza do agronegócio brasileiro

O projeto Escola no Parque, idealizado pela Feira AgroBrasília, oferece aos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal a oportunidade de vivenciar de forma prática a riqueza do agronegócio brasileiro.

Por meio de visitas guiadas e atividades interativas, as crianças exploram os diversos setores da Feira, descobrem os segredos das máquinas agrícolas que otimizam o plantio e a colheita no campo, as tecnologias dos insumos que são lançados na terra, além de aprenderem sobre as soluções financeiras que garantem o sucesso dos agricultores e a importância do Cooperativismo presente no evento.

De acordo com Estefâne Marques, estudante de agronomia na Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do programa "Escola no Parque", neste ano, a expectativa é de receber 2.000 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e 800 alunos do ensino médio e escolas técnicas. Ao todo, serão 2.800 estudantes da rede pública de ensino do PAD-DF e entorno.

A coordenadora detalha como funciona o tour das crianças. "Todos os alunos recebem um colete para facilitar a identificação e são acompanhados por monitoras em uma visita guiada. A preferência maior dos alunos é pela pecuária e por equipamentos, tudo é uma novidade. O lago acaba sendo mais uma atração, pois os alunos adoram a ponte”, pontua Marques.

O passeio conta com uma passagem pelo espaço do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), onde as crianças aprendem um pouco mais sobre a força do Cooperativismo. Logo após, no estande Escola no Parque, os estudantes têm acesso a curiosidades sobre o solo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, por fim, recebem uma série de materiais educativos sobre o respeito e educação no trânsito desenvolvidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

Escola Classe-Cariru

A professora Fernanda Espindula, da Escola Classe Cariru, do Paranoá, passou pelos estandes com a sua turma de alunos. Para a docente, o evento é uma oportunidade para uma possível projeção de futuro para os alunos, uma vez que eles frequentam uma escola de zona agrícola. “Aqui é uma oportunidade para eles saberem o que existe no campo e, possivelmente, projetarem um futuro na agricultura. Aqui eles têm uma certa ideia do tamanho das máquinas, o que os deixa muito impressionados. Mas, o que eu mais gosto de passar para eles, é a questão da sustentabilidade, o quanto é importante cuidar do nosso meio ambiente mesmo enquanto há trabalho naquele espaço”, disse com carinho.

Uma iniciativa que vai além

A cada ano, o programa cresce e se fortalece, conectando cada vez mais as crianças com o agronegócio. O programa teve início em 2022 e, desde então, mais de duas mil crianças estiveram presentes no evento. O programa Escola no Parque vai além de um simples passeio. É uma semente plantada no coração das crianças, que germina o conhecimento sobre o setor que move o país e o possível interesse por carreiras no agronegócio.

Escrito por Keven Garcia com supervisão de Pedro Costa

Serviço:

AgroBrasília 2024 – 15 anos

Data: terça-feira a sábado – 21 a 25 de maio.

Horário: 8h30 às 18h.

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília, Distrito Federal.

Grupo de comunicação – Agência Du.quê e Astronautas Filmes

Contato:  Raíssa Duque: (61) 99835-8954

 

 

 

Outros artigos desse tema