Classificação e degustação de café são destaques na Agrobrasília 2024
Público pôde aprender as diferenças entre as metodologias COB e SCA
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) realizou uma classificação e degustação de cafés para entusiastas e produtores interessados na temática. A demonstração aconteceu nos períodos da manhã e da tarde, no anexo do Auditório Buriti, e foi aberta a todos.
“O IDR-Paraná tem várias linhas de pesquisa voltadas a melhorar a qualidade dos cafés. Também oferecemos cursos para qualificar técnicos e produtores na classificação e degustação de cafés, em diferentes metodologias, contribuindo para a melhoria da qualidade e agregação de valor”, ressaltou Patrícia Santoro, pesquisadora.
De início, os palestrantes Patrícia Santoro e Denilson Fantin, representando o IDR-Paraná, apresentaram a classificação física dos grãos, que são classificados em chato (redondos) ou moca (retangulares). Posteriormente, foram categorizados os defeitos, a granulometria, as impurezas e os materiais estranhos.
A qualidade do café está relacionada ao tamanho do grão. Quanto maior e visualmente mais bonito, mais alto o seu padrão. Além disso, o grão que apresenta mais de 306 defeitos é chamado de fora de tipo.
Ao todo, 7 cafés foram apresentados durante a palestra, e o público pôde vivenciar diversos tipos de degustações, entre elas: gostos básicos, ácidos do café, aromas do café e sabores do café.
Escrito por Laís Holanda
Serviço:
AgroBrasília 2024 – 15 anos
Data: terça-feira a sábado – 21 a 25 de maio.
Horário: 8h30 às 18h.
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 - PAD-DF.
Grupo de comunicação – Astronautas e Agência Du.quê
Contato: Raíssa Duque: (61) 99835-8954 | Laís Holanda (61) 99864-3016