Mulheres vencem a Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte
As mulheres voltaram a vencer a Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, versão 2020, que terminou nesta sexta-feira 27. Elas conquistaram os três primeiros lugares na modalidade Iniciação Científica, que é a base do estudo dos bolsistas na instituição. Também no concurso de fotografias relacionadas à pesquisa científica, categoria Estudante, deu mulher “na cabeça”.
O primeiro lugar foi o trabalho "Assimetria flutuante como bioindicadora de estresse ambiental em Melipona subnitida Ducke". Autora: Vanessa Gomes de Moura, que foi orientada pela pesquisadora Fábia Pereira. O segundo trabalho premiado foi “Componentes da produção do milho inoculado com bactérias promotoras de crescimento vegetativo", em Teresina, Piauí. Autora: Thais Santiago de Sousa. A orientadora foi a pesquisadora Rosa Maria Mota.
A estudante Cleidiane Macêdo Santos ficou em terceiro lugar com o trabalho de nome bem científico: “Diferenciação de Trichogramma Westwood 1833 (Hymenoptera : Trichogrammatidae) com base no gene citocromo oxidase I (COI) e na região do espaço transcrito interno 2 (ITS2)". O pesquisador Paulo Sarmanho foi o orientador do trabalho..
O concurso de fotografia, que já é tradição nas seis versões da Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, este ano estreou a modalidade Empregado. O vencedor foi o técnico Francisco Gustavo Carvalho de Sousa, que é supervisor de campos experimentais em Teresina, com a foto “A lagarta”. Na categoria Estudante, deu empate entre as estudantes Ana Beatriz Sousa Silva, com a foto “Doce Mel, mel uruçu”, e Gabriela Rodrigues Alencar Ferry, com a fotografia “Abelha na flor”, que ilustra esta notícia.
Todos os premiados receberão troféus. O evento, que foi 100% virtual e que já faz parte do calendário universitário de Teresina, foi coordenado pela pesquisadora Fábia Pereira.
Fonte: Embrapa