18/09/2020

Prazo para adequação dos estabelecimentos produtores de kombucha é prorrogado até julho de 2021

Os padrões estabelecidos determinam desde os ingredientes, teor alcoólico até a rotulagem do produto.
Noticía Agricultura
compartilhar

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou até 1º de julho de 2021 o prazo para adequação dos estabelecimentos produtores de kombucha aos padrões de identidade e qualidade fixados pela Instrução Normativa 41. A prorrogação foi publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União. 

A kombucha é um chá fermentado por uma cultura de bactérias e leveduras, que pode ser adicionado de sucos de frutas, outros extratos vegetais ou mel.  

Os padrões estabelecidos pela IN determinam desde os ingredientes, teor alcoólico até a rotulagem do produto. O objetivo é garantir a segurança alimentar ao consumidor. O prazo anterior havia encerrado ontem (17). 

A ampliação do prazo foi feita por conta dos reflexos da pandemia da Covid-19 junto aos produtores. O Ministério segue trabalhando, atendendo as solicitações de registro desses estabelecimentos, fazendo vistorias e a fiscalização nesses locais. Atualmente, existem 20 estabelecimentos fabricantes de kombucha registrados no Ministério. 

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o Mapa já registrou, desde o início da emergência sanitária no Brasil, cerca de 588 novos estabelecimentos produtores de bebidas, entre cervejarias, destilarias, vinícolas, fabricantes de sucos e polpas entre outros.

FONTE: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tereza Cristina destaca trabalho do Mapa para estimular organização das mulheres no campo

Embrapa lança nova cultivar de feijão carioca de alta produtividade

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 98478-6676
+55 61 99945-0292

Seja expositor


Os padrões estabelecidos determinam desde os ingredientes, teor alcoólico até a rotulagem do produto.
© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w