26/05/2023

CNA promove palestras e degustação de alimentos na AgroBrasília

Noticía Agricultura
compartilhar

Brasília (25/05/2023) – O Sistema CNA/Senar promoveu, na quinta (25), uma programação com palestras técnicas sobre o Programa de Alimentos Artesanais e o projeto Agro.BR, e uma harmonização com salames artesanais e goiabada durante a Feira de Tecnologia e Negócios do Agro (AgroBrasília).

As duas palestras foram realizadas no auditório central da AgroBrasília, dentro da programação organizada pelo Sistema Fape/Senar-DF.

A assessora de Relações Internacionais da CNA, Rosilene Bandera, falou sobre o Agro.BR, iniciativa da CNA em parceria com a ApexBrasil. O objetivo do projeto é auxiliar pequenos e médios produtores rurais a viabilizar negócios internacionais para aumentar a presença desses empresários no comércio exterior e diversificar a pauta de exportação de produtos do agro.

Segundo Rosilene, o projeto inclui iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação. “Isso inclui sensibilização, capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios, suporte em escritórios no exterior”, afirmou.

Dentre as principais cadeias atendidas estão os cafés especiais, frutas, pescados e derivados como sucos, geleias, chocolates especiais e produtos lácteos. Para o atendimento aos produtores rurais com perfil exportador, a CNA tem consultores regionais na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo, além de escritórios internacionais em Dubai, Xangai e Singapura.

Artesanais e Tradicionais - A assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fernanda Regina da Silva, fez uma palestra sobre o Programa de Alimentos Artesanais e destacou a importância de se reconhecer os produtos de pequenos produtores de todo o país.

De acordo com Fernanda, o programa oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural que auxiliem na profissionalização e na capacidade de agregarem valor aos alimentos artesanais e tradicionais por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e consultorias.

Harmonização – Durante a AgroBrasília, a CNA promoveu a degustação e a harmonização de salames artesanais e goiabada no estande do Sistema CNA/Fape/Senar-DF em parceria com o Sebrae.

Os produtos utilizados na degustação e na harmonização promovida pela CNA são de produtores rurais atendidos no Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais. Os salames foram dos finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria, provenientes dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia. A goiabada foi fornecida por produtores rurais da cidade de Brazlândia (DF).

As harmonizações foram realizadas às 10h, 13h e 15h e foi aprovada pelos visitantes. “Muitas pessoas passaram pelo nosso estande e puderam conhecer mais sobre a qualidade dos produtos artesanais produzidos por pequenos produtores rurais do país”, destacou Fernanda.

Os produtores levaram seus produtos para comercialização na feira e gostaram da experiência. “Muito bom poder conversar com as pessoas e falar sobre os nossos produtos, como produzimos e sobre a nossa experiência”, destacou Rafael Brognoli Recco, de Campos Novos (SC), que comercializou os produtos dos Salames Da Quinta na AgroBrasília.

De acordo com a gastróloga responsável pela harmonização, Bárbara Soares, foi interessante ver a reação do público. “Essa harmonização mostra que a gastronomia é isso, é pensar nos elementos e ver se eles vão harmonizar, se vão constatar e vão se equilibrar.

Segundo ela, o sabor do salame faz uma junção do salgado, doce e ácido e contrastou muito bem com a doçura e acidez da goiabada. “Foi bacana ver a reação do público”, disse.

E quem passou pelo local elogiou a harmonização dos dois alimentos. Foi o caso do casal Ana Heloísa Jacinto e Danilo Jacinto. Eles participaram da degustação dos salames finalistas do Prêmio CNA, compraram produtos, e aprovaram a harmonização com a goiabada.

“Experimentamos quatro tipos de salames e gostamos muito, cada um com seu gosto específico, e estamos até levando para casa. E a novidade foi combinar tudo com a goiabada, ficou uma delícia”, disse Danilo Jacinto.

Ana Heloísa afirmou que a família visita todos os anos a AgroBrasília e que neste ano foram surpreendidos com essa experiência única.

“Foi muito interessante e inovador para a gente. E essa experiência de trazer uma segunda opinião de como servir e como degustar em casa traz uma familiaridade maior com o produto. Quando compramos um produto já pensando numa forma de servir e agradar o paladar é muito bacana. É muito interessante, já quero fazer em casa”, disse.

Até o próximo sábado (27), o Sistema CNA/Senar participará da AgroBrasília, com uma programação voltada para inovação, tecnologia, além de degustação harmonizada e comercialização de produtos artesanais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

 

FONTE: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/cna-promove-palestras-e-degustacao-de-alimentos-na-agrobrasilia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de carne suína em Goiás tem alta de 8,5% no 3º trimestre de 2020

Mapa prorroga prazo de consulta pública sobre carbono verde

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 99649-9915
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w