Contrapartida 1920x450
25.05.2024 | Por: Laís Holanda

2º Encontro de Mulheres do Agro é marcado na 15ª edição da AgroBrasília

Neste sábado (25/05), mulheres que têm as marcas de suas mãos no campo, se reuniram no Auditório Buriti para trocarem ideias e compartilharem histórias

Historicamente, o trabalho feminino no campo sempre foi subestimado e invisível, mas, atualmente, elas estão assumindo posições de liderança e inovando em diversas áreas, desde a produção até a gestão de propriedades rurais. A participação feminina no agro não se limita apenas às tarefas tradicionais; elas estão cada vez mais envolvidas em processos de tomada de decisão. “Este evento para as mulheres rurais é para que nós possamos estar juntas e mostrar que somos capazes de lidar com grandes desafios, assim como os homens, também”, enfatiza Nadja Lima, coordenadora de Comunicação da AgroBrasília.

As mulheres trazem uma visão diferenciada para a gestão agropecuária, focando em práticas mais sustentáveis e eficientes, além de promoverem a inclusão social e o bem-estar das comunidades rurais. A capacitação e o acesso à educação técnica têm sido essenciais para que elas possam inovar e enfrentar os desafios do setor. Paula Triacca, engenheira agrônoma, diz se sentir “um pontinho rosa no meio do agro” embora as obrigações e responsabilidades sejam gigantes. Com 27 anos, a engenheira fala até em sucessão: “tenho meus pais e meus tios que já vem do agro. É a continuação de uma história”, enfatiza a jovem.

Apesar dos avanços, as mulheres no agro ainda enfrentam desafios significativos. Franceska Borges Cenci, Diretora da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal relata: “há expectativas muito grandes de fazermos grandes negócios e superarmos o ano de 2023, ano em que aconteceu o 1º Encontro de Mulheres do Agro”. Pois, muitas vezes, elas precisam superar barreiras culturais e estruturais para obterem o mesmo nível de respeito e oportunidades que seus colegas masculinos.

Waleska Del Pietro, engenheira agrônoma e palestrante, trabalha com projetos de desenvolvimento sustentável e fala sobre a importância do evento: "As mulheres estão se tornando protagonistas na gestão dos seus negócios. Desde a engenheira às produtoras. Este evento é pensado para que elas despertem cada vez mais, pois nunca é tarde para replantar e se tornar intérprete na transformação e sucesso do seu negócio", finalizou.

Iniciativas e políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero no campo são fundamentais para continuar promovendo a inclusão e valorização do trabalho feminino no agro. Com o apoio adequado, as mulheres têm o potencial de transformar o setor agropecuário, tornando-o mais sustentável, justo e inovador.

Escrito por Keven Garcia

 

AgroBrasília 2024 – 15 anos

Data: terça-feira a sábado – 21 a 25 de maio;

Horário: 8h30 às 18h;

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília, Distrito Federal.

 

Assessoria de comunicação – Astronautas

Contato: Raíssa Duque (61) 99835-8954

 

 

Outros artigos desse tema