Anúncio aqui
05.02.2021 | Por: administrador

Seagri realiza ação conjunta com Vigilância Sanitária

A Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), em parceria com a Vigilância Sanitária, realizou uma ação para combater a venda clandestina de ovos na Feira da Ceilândia. A denúncia chegou através da ouvidoria da Vigilância Sanitária, onde relatava uma empresa falsificando o rótulo de uma granja do estado do Mato Grosso (MG), e vendendo esses ovos de forma ilegal e sem controle sanitário.

 

O esquema funcionava da seguinte forma: eram feitos xerox desses rótulos e utilizados para reembalar com outros ovos de origem desconhecida. Ao chegar no local, a equipe da Dipova confirmou a irregularidade e tomou as providências necessárias. No local, foram apreendidas 76 caixas de ovos e os rótulos falsificados.

 

“Eles estavam falsificando o rótulo do estabelecimento. Então, nós lavramos um auto de infração devido à falsificação, que no caso é considerado um entreposto de ovos clandestinos”, explicou a gerente de inspeção, Madalena Saldanha Maria Coelho.

 

O diretor da Dipova, Marco Antônio Martins, explicou que a Dipova aproveitou a oportunidade para lavrar um laudo de inspeção, explicando o processo de registro dentro da Dipova, para que a empresa possa tornar o negócio legal e com registro no órgão de fiscalização. “Além de trabalhar para garantir que os alimentos produzidos e comercializados no DF estejam dentro da legislação sanitária, nós também incentivamos esses empresários a regularizarem seus negócios. Isso é bom para a população que consome esses produtos e para o DF como um todo”, afirmou.

 

Ele explicou também, que parte dos ovos apreendidos serão doados para o Banco de Alimentos da Ceasa para que possam ser repassados às instituições socioassistenciais e aproveitados na alimentação de pessoas com vulnerabilidade nutricional.

Fonte: Seagri-DF

Outros artigos desse tema