19/05/2023

Novas tecnologias para agricultura digital e de precisão são destaque do Pavilhão de Inovação da AgroBrasília 2023

Noticía Agricultura
compartilhar

Evolução tecnológica, que depende de inovação, garante mais produtividade e sustentabilidade para o agro, com alimentos mais saudáveis e acessíveis para a população e mais renda para o produtor

Novas tecnologias para a agricultura digital e de precisão serão o destaque do Pavilhão de Inovação que a AgroBrasília organiza em 2023. Na Feira, que ocorre de 23 a 27 de maio, o espaço vai reunir parte do ecossistema de inovação e trazer muita informação sobre diversas ferramentas desenvolvidas e em desenvolvimento para aplicação no agronegócio.

O presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), José Guilherme Brenner, fala que a iniciativa visa atender à constante demanda por inovação dos produtores da região de abrangência da AgroBrasília. “No Cerrado se desenvolve atividade agropecuária de intensa tecnificação e o produtor tem um perfil muito dinâmico. Entendemos ainda que a evolução tecnológica, que depende de inovação, é o fator que irá garantir mais produtividade e sustentabilidade para o agro, com alimentos mais saudáveis e acessíveis para a população e mais renda para o produtor.”

Dez startups participam do pavilhão. Cinco delas são do CNA Hub, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, e outras têm projetos vinculados à Universidade de Brasília. A maioria está sediada no Distrito Federal e uma em São Paulo. As agtechs atuam nas áreas de fertilização, adubação, IoT (Internet das Coisas), conectividade e mobilidade. “Esperamos que passem pelo espaço produtores rurais, as atuais e as futuras gerações, empreendedores do setor, estudantes”, afirma o gestor de Startup e TIC do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae/DF), Johann Bischof. Além da instituição, o Instituto Eldorado é parceiro da Feira na organização do pavilhão.

A evolução tecnológica depende não somente de inovação, mas também da aplicação disseminada das novas ferramentas, o que está condicionado, por sua vez, à existência de mão de obra capacitada. Sobre esse aspecto, a coordenadora de Comunicação e Ações Institucionais da Feira, Lydia Costa, fala que o pavilhão visa mostrar as opções que o campo oferece a novos profissionais: “em termos de tecnologia, o meio rural está muito bem assistido, e o perfil do profissional procurado está mudando. Esperamos atrair os jovens, os estudantes para o pavilhão, para que conheçam as oportunidades de trabalho na atividade agropecuária e as habilidades necessárias”.

O Instituto Eldorado elabora a programação de palestras que vão ocorrer no pavilhão todos os dias. De acordo com a executiva da entidade, Monika Heringer, as atividades visam trazer conhecimento e capacitação sobre o panorama tecnológico do agro. Vão tratar, por exemplo, de conectividade e eletromobilidade no campo, do uso de inteligência artificial na atividade, da organização do ecossistema de inovação. “O público poderá conhecer ainda cases internacionais de países como Alemanha, Holanda e Israel. Startups também vão apresentar seus negócios”, detalha.

 

Desafio de inovação

Outra atividade promovida pela AgroBrasília também tem como foco a inovação – o desafio Inova AgroBrasília, que vai ocorrer no Pavilhão de Inovação no dia 26 de maio, sexta-feira. Durante o dia, palestrantes trazidos pela organização do desafio irão tratar da importância dos hubs de inovação, ambientes físicos e online que integram e estimulam a interação entre os diversos atores de um ecossistema de inovação, como startups, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de investidores.

Em 2023, o Inova AgroBrasília ocorre sob nova configuração, sem competição entre os projetos das startups. Dez agtechs convidadas pela organização, todas do Distrito Federal, vão demonstrar suas ideias e visões de geração de soluções para a agropecuária regional e nacional. “Será um dia especial, e o pavilhão é o ambiente perfeito para a realização do Inova Agrobrasília, que chega a sua segunda edição com o objetivo de estimular esse ecossistema”, ressalta Lydia Costa.

Realizado pela Coopa-DF, o desafio conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

 

Serviço

Feira AgroBrasília

Data e horário: 23 a 27 de maio, das 8 às 18 horas

Onde: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, no Km 05 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG

Realização: Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF)

 

Mais informações:

Vincere Comunicação

Telefones:

Cintia Lima: (61) 98347-2500 (WhatsApp)

Lydia Costa (61) 98432-1328 (WhatsApp)

Pedro Costa: (61) 98252-6627 (WhatsApp)

E-mail: imprensa@agrobrasilia.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PIB do agronegócio cresce 3,81% em 2019

Semana de Prevenção de Acidentes da Emater-DF tem início nesta terça

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 99649-9915
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w