27/02/2023

Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja da AgroBrasília 2023 recebe 580 pessoas

Noticía Agricultura
compartilhar

O tradicional Dia de Campo contou com a participação de 24 empresas e 75 materiais

O Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja da AgroBrasília é um evento carimbado no calendário da Feira. O ensaio é uma oportunidade para que agricultores avaliem o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes.

Esta edição, promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), ocorreu na última sexta-feira, dia 17 de fevereiro, e contou com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Ao todo, são 24 empresas participantes com a exposição de 75 materiais.

José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF, destacou a relevância do evento e falou sobre a expectativa para os resultados da competição. “É uma competição feita de produtor para produtor e eles esperam muito por esse resultado para saber o que vão plantar na próxima safra. Também, o que acontece aqui, as empresas acabam usando como marketing para a Feira”, explicou.

Novidades

O engenheiro Agrônomo da Coopa-DF, Lafayette Machado, detalhou algumas das principais novidades que os visitantes puderam acompanhar de perto. “Trouxemos novos eventos para controle de lagarta e herbicidas e para controle de plantas daninhas resistentes e mais produtividade. Tudo que é tocante para novas cultivares e para a nova safra está dentro deste ensaio”, detalhou.

A Metos, empresa austríaca com 40 anos de mercado no exterior e há 10 anos no Brasil, participou pela primeira do Dia de Campo instalando uma estação meteorológica para monitorar os 15 hectares de lavoura que foram plantados para a Competição de Cultivares.

“Fizemos uma parceria com a Coopa-DF para realizar o monitoramento climático do plantio. Instalamos nosso equipamento e teremos todos os dados compilados desde o dia 9 de novembro, comparando se foi um ano bom, um ano ruim de chuva, tudo com base nas informações que o equipamento nos oferece”, explanou Luís Rodrigues, coordenador Comercial da Metos Brasil.

Oportunidade

A Competição de Cultivares é uma grande oportunidade para os produtores rurais que já cultivam soja e até mesmo para aqueles que desejam ingressar na atividade, como é o caso de Caio Lucius, produtor rural da região do PAD-DF.

“Eu atuava com fruticultura e hoje estou indo para a soja. Vim conhecer esse espaço que está ótimo, muito bem estruturado, com muitas variedades, muitas qualidades e estou escolhendo qual dessas cultivares que vou plantar neste ano”, enfatizou Lucius.

O produtor rural, José Disegna, também elogiou o evento promovido pela Coopa-DF. “Participar de um Dia de Campo desse, com muitas variedades e de todos os ciclos, para nós produtores, isso significa muito”, parabenizou Disegna.

Empresas participantes

O dia de campo tem o patrocínio das empresas Bayer, Dimiagro, Equilíbrio, HNS Máquinas, Koppert, Sicoob Credibrasília e Vegetal.

Também participaram da Competição de Cultivares as empresas: Araguaia, Basf (Credenz), Basf S/A (Soytech Sementes), Bayer, Cordius, Corteva, Dimiagro, Dois Marcos Sementes, Embrapa, Equilíbrio, FTS Sementes S/A, GMS, Golden Harvest, Inquima, Koopert, Nidera Sementes, Nutrien, Polli Fertilizantes, Syngenta, e Triunfo Sementes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital vai selecionar 24 cooperativas agropecuárias para promover a intercooperação

Áreas financiadas pelo Programa Agricultura de Baixo Carbono crescem quase 98% de julho a setembro

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 99649-9915
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w