04/05/2023

Curso de classificação e degustação de cafés integra programação técnica da AgroBrasília 2023

Noticía Agricultura
compartilhar

Ao aprofundar aprendizagem nessa temática, cafeicultores e técnicos podem incrementar vários aspectos da produção, da colheita e da pós-colheita

 

Um curso de classificação e degustação de cafés integrará a programação técnica da AgroBrasília 2023. No dia 25 de maio, pela manhã, cafeicultores, técnicos, estudantes, e outros interessados, poderão obter noções básicas sobre o tema.

Apesar de ser um curso de curta duração – 90 minutos –, a organização promete conteúdo otimizado. Na primeira parte, o foco é na classificação física, e os participantes vão aprender sobre diferenciação dos grãos das espécies Coffea arabica e Coffea canephora, classificação por peneiras, e identificação de defeitos, matérias estranhas e impurezas. A segunda parte destina-se à degustação, sob a metodologia da Classificação Oficial Brasileira (COB), abordando diferenciação dos sabores e identificação dos padrões de bebida.

A iniciativa é realizada com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná/Iapar/Emater). Ministram o treinamento a pesquisadora do IDR-Paraná Patrícia Helena Santoro e o técnico agrícola do Instituto Denilson Fantin. Os dois são classificadores e degustadores de cafés credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com a pesquisadora, o conhecimento em classificação e degustação possibilitará ao produtor avaliar e melhorar a qualidade de seus cafés. “Ao aprofundar a aprendizagem nessa temática, cafeicultores e técnicos certamente vão conseguir incrementar vários aspectos da produção, da colheita e da pós-colheita. Além disso, o produtor fortalecerá seu poder de negociação na hora da comercialização, por conhecer a qualidade e o valor de seu produto.”

Patrícia Helena ressalta ainda que produtores e técnicos estão cada vez mais empenhados em elevar a qualidade de seus cafés e que, por esse motivo, a expectativa é a de que haja intensa participação do público-alvo no treinamento. “Com base em outros eventos, produtores e técnicos com pouco conhecimento prático no tema devem compor o perfil dos participantes”, detalha a pesquisadora.

 

Mercado

 

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Em 2022, as exportações do produto, realizadas para 122 países, obtiveram receita cambial recorde de US$ 9,233 bilhões, um crescimento de 46,9% na comparação com os US$ 6,285 bilhões registrados em 2021. Em volume, o país exportou 39,350 milhões de sacas.

 

O país possui aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores de café, distribuídos em 17 estados, dos quais 70% são considerados da agricultura familiar. Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Rondônia são os maiores estados produtores.

Pouco mais de 80 produtores concentram-se em cerca de dez regiões do Distrito Federal e produziram, em 2022, aproximadamente 1,2 tonelada de café, em 418 hectares. O Programa de Assentamento Dirigido (PAD-DF), onde ocorre a AgroBrasília, abriga a maior área plantada do grão, com 120 hectares.

 

Convite

 

O presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que realiza a AgroBrasília, José Guilherme Brenner, reitera o compromisso da Feira com a disseminação de conhecimento e reforça o convite para a edição de 2023: “esperamos o setor produtivo no período de 23 a 27 de maio, no Parque Ivaldo Cenci. Na Feira, vamos apresentar tecnologia e inovação, além de muito conhecimento técnico, a fim de impulsionar o setor e incrementar a produção e a renda dos produtores. Não fique de fora”.

 

Serviço

Feira AgroBrasília

Data e horário: 23 a 27 de maio, das 8h30 às 18 horas

Onde: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, no Km 05 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG

Realização: Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia Internacional da AgroBrasília mostra potencial do agro no Centro-Oeste e no Planalto Central a comitivas de países

AgroBrasília 2022 mostra a produtores potencial da fruticultura na geração de renda

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 99649-9915
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w