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09.07.2020 | Por: administrador

Produtor do estado de Goiás relata experiência na AgroBrasília Digital

Todos os anos, o produtor de grãos Hélio Dal Bello, da Cidade Ocidental (GO), aguarda a AgroBrasília para adquirir o que precisa para a próxima safra, a fim de aproveitar a variedade de produtos e serviços, os lançamentos, as boas condições de financiamento. “Quando a Feira ocorre, passo meus dias no Parque. Além das compras que faço, reencontro amigos antigos”, contou.

Ele estava sentindo falta do evento em 2020, até que surgiu a alternativa digital, o que foi comemorado por Hélio. Antes da AgroBrasília, o produtor fazia aquisições em feiras agropecuárias do Sudeste, mas se tornou cliente fiel da Feira no Cerrado, evento que indica para os colegas de atividade.

“Esse ano, como não iria ter a Feira, adiei a compra de algumas máquinas. Até que surgiu essa versão digital. Apesar de eu não ter muita habilidade com celular, consegui fazer alguns negócios. Comprei, por exemplo, uma colheitadeira e um jato dirigido do sulco de plantio, equipamento fundamental para agricultura de precisão, que melhora a produtividade. Comprei também um equipamento para distribuição de insumos”, registrou.

Para o produtor, as facilidades comerciais são um dos destaques do evento. Principalmente por causa da participação dos bancos, que oferecem condições favoráveis, como juros mais acessíveis, spread menor, rapidez no atendimento, avaliou Hélio. “Os negócios sempre se realizam na Feira com celeridade, é o normal, todo ano é assim, e não foi diferente agora”, afirmou.

Outro ponto de interesse de Hélio é genética vegetal. O agricultor contou que acessa as diversas variedades de soja, de milho, de feijão, de plantas de cobertura. “As plantas de cobertura, por exemplo, são fundamentais para a sustentabilidade do negócio, porque que não adianta produzir muito em um ano e, no ano seguinte, ter queda”, disse.

Ele ficou bastante satisfeito com as inovações que a organização da AgroBrasília Digital promoveu para contornar as dificuldades do momento atual. “Com as funções e opções que a plataforma oferece, podemos ficar em casa, como exige esse cenário de pandemia, e ainda assim adquirir o que precisamos para a atividade. A equipe da Feira está de parabéns pela ideia de promover esse evento virtual, que me deixou bastante animado. Se eu observar algum ponto que poderá ser melhorado, vou informar a organização, mas até agora está tudo ótimo”, concluiu.

Instituições financeiras

As instituições financeiras prepararam as melhores opções de financiamento para apresentar aos produtores rurais durante a AgroBrasília. Não é diferente na versão digital da Feira em 2020. Dois exemplos são o Banco de Brasília (BRB) e o Bradesco, os dois com alta expectativa quanto aos negócios que serão fechados no evento. Os bancos também figuram como patrocinadores da Feira.

Além do portfólio completo de financiamentos, produtos e serviços para o agronegócio, disponíveis no site https://www.bradescoagronegocio.com.br/html/rural/index.shtm, o Bradesco irá dar destaque, durante a Feira, às principais modalidades de financiamento para máquinas e equipamentos agrícolas.

Para a instituição financeira, é positiva a estimativa de negócios para as grandes feiras do agro. Assim, o Bradesco acredita que a AgroBrasília Digital será um grande evento e espera superar o volume de indicações de negócios da edição anterior. A instituição tem como objetivo atender todas as demandas dos produtores rurais, conforme a necessidade de cada projeto de investimento. E espera atingir um público superior a 70 mil pessoas, em razão da exposição intensa trazida pela Feira.

O BRB vai apresentar, durante a Feira, todos os produtos de sua carteira de crédito rural, com ênfase em investimento agrícola para a aquisição de máquinas e de equipamentos, principal demanda dos produtores que acessam a AgroBrasília.

O banco tem quatro linhas disponíveis. A de Custeio Agropecuário é destinada a cobrir despesas com insumos para a próxima safra, despesas normais dos ciclos produtos das lavouras, além de concessão de crédito para financiamento de despesas da atividade pecuária. A linha Investimento Agropecuário direciona-se ao financiamento de despesas que englobam mais um ciclo de produção. A de Comercialização Agropecuária visa disponibilizar ao produtor ou a cooperativas os recursos necessários à comercialização da produção. E, por fim, a linha Industrialização Agropecuária traz recursos para o financiamento das despesas do processo de industrialização ou de beneficiamento de produtos agropecuários.

A expectativa de negócios do BRB para a edição digital da AgroBrasília também é alta. A instituição financeira avalia que o nível tecnológico dos produtores da região e o crescimento projetado para a carteira de crédito rural podem resultar num montante de R$ 260 milhões. O banco espera alcançar quase 200 produtores do Distrito Federal.

Até o dia 10 de julho

A AgroBrasília Digital vai até o dia 10 de julho, pela plataforma digital.agrobrasilia.com.br. Os produtores podem acessar produtos, tecnologias e serviços de quase 140 expositores, entre empresas dos mais variados segmentos e instituições públicas e privadas.

Além de negócios, a Feira digital traz uma intensa programação de lives e palestras gravadas sobre temas atuais e relevantes para o agro, que pode ser acessada por meio da plataforma, que ficará no ar por 30 dias, com acesso livre e gratuito.

As gravações das transmissões ao vivo também ficarão disponíveis no canal da AgroBrasília no YouTube, ilimitadamente: https://www.youtube.com/channel/UCEJL3sn96_PY0B1nWW38lZg.

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