Anúncio aqui
17.03.2023 | Por: administrador

Coopa-DF realiza em abril a AgroBrasília Perto de Você, para aproximar a Feira do produtor da RIDE

 

A Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) realiza em abril a AgroBrasília Perto de Você, levando até municípios vizinhos do Distrito Federal uma amostra do que terá na Feira. A AgroBrasília Perto de Você tem início no dia 11 de abril, no município mineiro de Arinos, no auditório da Câmara Municipal. E no dia 12 de abril quem recebe o projeto é a cidade de Ipameri, Goiás. No dia 19 de abril é a vez de Cristalina, também município goiano, de receber o evento. A comitiva será composta por diretores da Coopa-DF, equipe de comunicação da AgroBrasília e palestrante da Embrapa. Na ocasião, o doutor Kaesel Jacson Damaceno e Silva, especialista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai falar sobre o mercado de pulses, que são leguminosas como feijões, ervilha, lentilha e grão-de-bico.

“Com o projeto, queremos aproximar a AgroBrasília do produtor rural. Em relação ao tema, a intenção é divulgar as potencialidades do cultivo e do mercado de pulses. O assunto é um dos destaques da AgroBrasília 2023, que terá um campo demonstrativo dessas culturas, que são uma opção para a safrinha, por exemplo, para que o produtor alcance mais diversificação e possibilidades de renda”, detalha o presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner.

Brenner explica ainda que, com as rodadas do projeto, a Coopa-DF espera atrair para a Feira mais produtores desses municípios, que são mais afastados do Distrito Federal, mas que, ainda assim, estão na área de abrangência dela. E reforça o convite para a AgroBrasília 2023: “além dessa novidade, o campo de pulses, na Feira apresentamos tecnologia e inovação, sob a forma de máquinas, implementos, insumos, genética vegetal e animal, muito conhecimento técnico, a fim de impulsionar o setor e incrementar a produção e a renda dos produtores”.

Leguminosas como feijões, ervilha, lentilha e grão-de-bico, são ricas em proteínas, aminoácidos, fibras, vitaminas, antioxidantes e minerais, e elevam a qualidade da alimentação de quem as consome. No Brasil, as pulses são bem conhecidas, principalmente os feijões, que com o arroz estão na base da cultura alimentar nacional.

Os feijões estão ainda entre as principais commodities produzidas e exportadas pelo país – a estimativa para a safra 2022 é de cerca de 3 milhões de toneladas colhidas.

O evento será realizado pela manhã, com início às 8h30 e término previsto para às 11h30.

Sobre o palestrante

Kaesel Jacson Damaceno e Silva

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (2002), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2007). Atualmente é integrante da comissão especial de p&i para pulses... da Associação de Produtores de Feijão Irrigado do Mato Grosso e pesquisador a do Centro de Pesquisa Agropecuária Meio Norte. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: micropropagação, vigna unguiculata, cultura de tecidos, bacurí e genotype x environment interaction.

 

Mais informações:

Vincere Comunicação

Telefones:

Camila Gomes (61) 98347-2021 (WhatsApp)

Pedro Costa (61) 98252-6627 (WhatsApp)

E-mail: imprensa@agrobrasilia.com.br

 

 

Outros artigos desse tema