Anúncio aqui
23.05.2023 | Por: administrador

Brasil avança com tecnologia genética em sementes

Com uma população mundial de cerca de 7,8 bilhões, a demanda por alimentos saudáveis é um desafio entre os países. As tecnologias empregadas direto na semente, apresentadas na AgroBrasília 2023, são fatores de destaque do Brasil no cenário agrícola.

Por meio da melhoria genética, permitida desde a safra 2004/2005, a FT Sementes obteve um incremento nas colheitas de soja. O diferencial, segundo o coordenador de Licenciamento, Gustavo Chagas, é a maior resistência a condições climáticas adversas e a pragas e doenças.

"Os nematóides, que são vermes naturalmente presentes no solo, reduzem a produtividade em 14%. Com essas tecnologias, aplicadas desde a década de 1972, passamos de 1.500 kg de sacas para 3.000 kg por hectare nos anos 1980 e 1990, e para os atuais 6.000 kg em algumas áreas e pivôs", ressalta Gustavo.

A empresa atua no Brasil há 51 anos e fornece sementes de soja de alta performance para agricultores de todas as regiões, em especial Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

A FT Sementes trouxe para a AgroBrasília o lançamento mais recente. Com a tecnologia IX2, foi ampliado o espectro de proteção contra lagartas e ervas daninhas.

O tempo de maturação, que vai do plantio à colheita, para cultivares precoces é de até 105 dias. Na atividade, é possível alcançar mais de 90 sacas por hectare, possibilitando plantio de milho safrinha.

Outros artigos desse tema