19/05/2023

Novas tecnologias para agricultura digital e de precisão são destaque do Pavilhão de Inovação da AgroBrasília 2023

Noticía Agricultura
compartilhar

Evolução tecnológica, que depende de inovação, garante mais produtividade e sustentabilidade para o agro, com alimentos mais saudáveis e acessíveis para a população e mais renda para o produtor

Novas tecnologias para a agricultura digital e de precisão serão o destaque do Pavilhão de Inovação que a AgroBrasília organiza em 2023. Na Feira, que ocorre de 23 a 27 de maio, o espaço vai reunir parte do ecossistema de inovação e trazer muita informação sobre diversas ferramentas desenvolvidas e em desenvolvimento para aplicação no agronegócio.

O presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), José Guilherme Brenner, fala que a iniciativa visa atender à constante demanda por inovação dos produtores da região de abrangência da AgroBrasília. “No Cerrado se desenvolve atividade agropecuária de intensa tecnificação e o produtor tem um perfil muito dinâmico. Entendemos ainda que a evolução tecnológica, que depende de inovação, é o fator que irá garantir mais produtividade e sustentabilidade para o agro, com alimentos mais saudáveis e acessíveis para a população e mais renda para o produtor.”

Dez startups participam do pavilhão. Cinco delas são do CNA Hub, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, e outras têm projetos vinculados à Universidade de Brasília. A maioria está sediada no Distrito Federal e uma em São Paulo. As agtechs atuam nas áreas de fertilização, adubação, IoT (Internet das Coisas), conectividade e mobilidade. “Esperamos que passem pelo espaço produtores rurais, as atuais e as futuras gerações, empreendedores do setor, estudantes”, afirma o gestor de Startup e TIC do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae/DF), Johann Bischof. Além da instituição, o Instituto Eldorado é parceiro da Feira na organização do pavilhão.

A evolução tecnológica depende não somente de inovação, mas também da aplicação disseminada das novas ferramentas, o que está condicionado, por sua vez, à existência de mão de obra capacitada. Sobre esse aspecto, a coordenadora de Comunicação e Ações Institucionais da Feira, Lydia Costa, fala que o pavilhão visa mostrar as opções que o campo oferece a novos profissionais: “em termos de tecnologia, o meio rural está muito bem assistido, e o perfil do profissional procurado está mudando. Esperamos atrair os jovens, os estudantes para o pavilhão, para que conheçam as oportunidades de trabalho na atividade agropecuária e as habilidades necessárias”.

O Instituto Eldorado elabora a programação de palestras que vão ocorrer no pavilhão todos os dias. De acordo com a executiva da entidade, Monika Heringer, as atividades visam trazer conhecimento e capacitação sobre o panorama tecnológico do agro. Vão tratar, por exemplo, de conectividade e eletromobilidade no campo, do uso de inteligência artificial na atividade, da organização do ecossistema de inovação. “O público poderá conhecer ainda cases internacionais de países como Alemanha, Holanda e Israel. Startups também vão apresentar seus negócios”, detalha.

 

Desafio de inovação

Outra atividade promovida pela AgroBrasília também tem como foco a inovação – o desafio Inova AgroBrasília, que vai ocorrer no Pavilhão de Inovação no dia 26 de maio, sexta-feira. Durante o dia, palestrantes trazidos pela organização do desafio irão tratar da importância dos hubs de inovação, ambientes físicos e online que integram e estimulam a interação entre os diversos atores de um ecossistema de inovação, como startups, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de investidores.

Em 2023, o Inova AgroBrasília ocorre sob nova configuração, sem competição entre os projetos das startups. Dez agtechs convidadas pela organização, todas do Distrito Federal, vão demonstrar suas ideias e visões de geração de soluções para a agropecuária regional e nacional. “Será um dia especial, e o pavilhão é o ambiente perfeito para a realização do Inova Agrobrasília, que chega a sua segunda edição com o objetivo de estimular esse ecossistema”, ressalta Lydia Costa.

Realizado pela Coopa-DF, o desafio conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

 

Serviço

Feira AgroBrasília

Data e horário: 23 a 27 de maio, das 8 às 18 horas

Onde: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, no Km 05 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG

Realização: Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF)

 

Mais informações:

Vincere Comunicação

Telefones:

Cintia Lima: (61) 98347-2500 (WhatsApp)

Lydia Costa (61) 98432-1328 (WhatsApp)

Pedro Costa: (61) 98252-6627 (WhatsApp)

E-mail: imprensa@agrobrasilia.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área coberta com seguro rural em 2020 já supera 10 milhões de hectares

Retomada da economia deve definir manutenção de preços firmes do gado de corte em 2021

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 99649-9915
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w