14/09/2020

Festa do Morango 2020 será digital

Noticía Agricultura
compartilhar

A Festa do Morango deste ano ocorrerá em edição virtual. Devido à crise sanitária, os organizadores decidiram realizar eventos por meio da internet, onde serão oferecidas orientações, dicas e debates sobre a produção da fruta no Distrito Federal. A Emater-DF, parceira da organização ao lado da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), de Brazlândia, da Secretaria de Agricultura  e da Administração Regional de Brazlândia, vai disponibilizar um livro que trará as receitas com morango premiadas nos últimos cinco concursos. A Festa do Morango 2020 acontece de segunda a sexta (14 a 18 de setembro).

 

O livro com receitas poderá ser acessado a partir do site da Emater-DF. A publicação traz pratos doces e salgados, elaborados por moradores das áreas rurais de Brazlândia. “Com a impossibilidade de realizar o concurso esse ano, que exige aglomeração dos concorrentes e jurados, resolvemos resgatar a memória dos concursos anteriores, que também é uma forma de incentivar o consumo da fruta”, explica a extensionista Luciana Xavier, do escritório da Emater-DF em Brazlândia.

 

Extensionistas rurais da empresa vão realizar “lives” durante toda a semana. Temas como legislação, plantio hidropônico, exportação, cultivo do morango orgânico e comercialização estão serão abordados nos eventos. “A ideia é levar informação e conhecimento ao produtor, aperfeiçoando ainda mais a produção da fruta no Distrito Federal”, aponta o gerente do escritório da Emater-DF no núcleo rural Alexandre de Gusmão, Hélio Lopes.

 

O extensionista acrescenta que o fim do período de seca coincide com o auge da produção de morango. “A festa, que já é uma tradição na capital do país, é uma forma de comemorar o cultivo da fruta. Por isso, não poderíamos deixar a data passar em branco, mesmo com as restrições impostas pela pandemia”, observa Lopes.

 

O Distrito Federal produziu, em 2019, 7,2 toneladas de morango, entre os sistemas convencional e orgânico. A região administrativa de Brazlândia responde por 97% da produção local. Cerca de 200 agricultores trabalham no cultivo da fruta, numa área de 180 hectares. A cultura gera cerca de dois mil empregos.

 

 

 

Serviço
Festa do Morango 2020

14 a 18 de setembro (segunda a sexta-feira)

Eventos digitais
www.festadomorangodf.com.br
redes sociais da Emater-DF
instagram: @ematerdf
facebook: /ematerdf
youtube: ematerdf

Acesso livre

 

 

FONTE: EMATER

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em reunião no Parque Ivaldo Cenci, vitivinicultores do Planalto Central tratam da construção de vinícola no lugar

Setor de frutas espera ritmo de exportações para UE perto do normal nas próximas semanas

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 98478-6676
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w