Anúncio aqui
24.09.2020 | Por: administrador

Escolas Classe e Parque da 308 Sul recebem projeto de Horta Pedagógica da Emater-DF

Ao lado da diretora-executiva da Emater-DF, o deputado Reginaldo Sardinha visitou o projeto instalado na Escola Classe 308 Sul

 

O projeto de Hortas Pedagógicas com captação de água das chuvas foi implantado nas escolas Classe e Parque da 308 Sul. Nesta primeira etapa, o projeto de captação de águas das chuvas, com calhas, bomba, caixa d’água e kit irrigação foram instalados. Nos próximos meses, as escolas vão receber insumos como sementes, adubos e kits com ferramentas para confecção e manutenção das hortas. 

 

Consciência ambiental, produção sustentável, cultivo de alimentos e reutilização de água das chuvas como meio de melhor aproveitar os recursos naturais serão alguns dos aprendizados que serão repassados aos alunos nas escolas. Neste ano, 30 equipamentos de captação de água das chuvas e de irrigação de hortas em escolas espalhadas por todo o Distrito Federal já foram instaladas.

 

O projeto é realizado pela Emater-DF, por meio de emendas parlamentares. Nas escolas da 308 Sul, no Plano Piloto, a proposta das hortas pedagógicas foi capitaneado graças a emenda do deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante). De acordo com o deputado, a destinação da verba foi fruto de uma visita à Emater-DF logo no início de seu mandato.  

 

“A presidente Denise me disse que tinha esse projeto de implantação de hortas do governo do Distrito Federal. Como eu sou fruto de escola pública, decidi aportar esse recurso de emenda parlamentar para esse projeto sirva de continuidade ao ensino das crianças e elas possam entender como é produzir alimentos e o que é uma alimentação saudável”, conta.

 

Diretor na escola desde 2012, Paulo César disse que o projeto chegou em boa hora

 

As escolas contempladas com a emenda do deputado estão nas regiões de Planaltina (CED Pipiripau II e Escola Classe 16), Cruzeiro (CEF1, Jardim de Infância 01 e Jardim de Infância 02), Gama (CEF15), Santa Maria (CEF 213 e CEF 308) e Plano Piloto (Escola Classe 308 Sul e Escola Parque 308 Sul). 

 

“É um sistema que pretende ser um educador, disseminador de tecnologia para a população e que mostra a possibilidade de produzir alimento em área urbana, alimento orgânico, de boa qualidade, utilizando recursos sustentáveis. No caso destas hortas, a água das chuvas”, aponta o coordenador do Programa de Agricultura Urbana da empresa, Rogério Vianna. 

 

Segundo ele, para o próximo ano, a empresa prevê ampliar o número de escolas atendidas e também as tecnologias. “Pretendemos implantar também biodigestores para fazer o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. Isso contribui para sustentabilidade de Brasília e do Distrito Federal”, explicou. 

 

“Não dá mais para desperdiçar recursos naturais e nem público. O sonho da Emater-DF é instalar esse projeto nas mais de 600 escolas do Distrito Federal e fazer com que nossas escolas sejam modelo de sustentabilidade, além de disseminar isso aos nossos alunos, que são o futuro”, destacou a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, durante a visita à escola.

 

 

Diretor da Escola Parque 308 Sul, Paulo César, que está na diretoria do colégio desde 2012, disse que o projeto chegou em um momento importante. “A maior dificuldade, além da questão da época da seca, é fazer a irrigação e fazer isso de forma constante, sem precisar necessariamente que uma pessoa saia molhando, como aqui nesse projeto de irrigação”, comemora.

 

O diretor garante que os alimentos que serão produzidos na horta serão utilizados na alimentação diária dos alunos e também no processo pedagógico de compreensão da natureza e dos ciclos de produção. “Hoje em dia parece que tudo é instantâneo, mas o alimento precisa esperar crescer e estar pronto para o consumo. Vai ser importante para as crianças conhecerem esse processo”, disse.

 

O projeto está alinhado ao Plano Estratégico do Governo do Distrito Federal no âmbito da ampliação do manejo da água e do solo.

 

Projeto em 2020

Pelo projeto, estão sendo beneficiadas escolas de Taguatinga, Fercal, Piriripau II, Taquara em Planaltina, Cruzeiro, Gama, Santa Maria, Rio Preto em Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, 113 Norte, 308 Sul, Lago Norte, Queima Lençol (Sobradinho) e Vale Verde (Planaltina).

 

O projeto está sendo viabilizado por meio de destinação de emendas parlamentares dos deputados distritais Leandro Grass (Rede), Reginaldo Sardinha (Avante) e Claudio Abrantes (PDT). “Em um período em que estamos com pouco recurso, é fundamental uma emenda como essa”, ressalta Vianna.

 

Semelhante às hortas que serão instaladas nas escolas, recentemente foi implantado o projeto, pela Emater-DF, em hortas comunitárias no Guará. Também já foram iniciadas tratativas para implantação das hortas em Ceilândia e no Paranoá.

FONTE: EMATER-DF

Outros artigos desse tema