18/09/2020

Asfalto em estrada rural no Jardim II beneficia 1,3 mil moradores da região

Noticía Agricultura
compartilhar

Trecho da VC-461, que teve a pavimentação entregue no Núcleo Rural Jardim II nesta quinta (17)

Secretaria de Agricultura e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entregaram nesta quinta-feira (17) a pavimentação da VC-461, que liga o Núcleo Rural Jardim II, no Paranoá, à DF-285. A obra era reivindicada pela comunidade há mais de 40 anos.

A pavimentação vai beneficiar os cerca de 1,3 mil moradores do núcleo rural e melhorar as condições de transporte da produção agrícola local, que tem um dos maiores índices de produtividade de grãos do país.

O governador em exercício, Paco Britto, disse que o asfalto vai reduzir a poeira nas casas e na escola da comunidade, evitando doenças respiratórias, e a lama na época das chuvas.  “Estamos valorizando o que deveria ter sido valorizado há muitos e muitos anos”, afirmou. Britto ocupa o cargo provisoriamente enquanto o governador Ibaneis Rocha está em recuperação médica – ele contraiu covid-19.

Britto lembrou que a obra vai também beneficiar os produtores rurais, que poderão levar seus produtos para os pontos de comercialização, como a Ceasa, sem ter de enfrentar buracos e poeira na época de estiagem e lama e atoleiros, na de chuva.

“Os produtores rurais, que estão segurando a economia do país e do DF nesses tempos de pandemia, sentirão as melhorias, sem atoleiros e com produtos que chegarão aos supermercados com mais qualidade para a mesa da população”, declarou.

O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior, ressaltou a entrega da obra e a integração dos órgãos do governo do Distrito Federal na execução de melhorias nas diversas regiões do DF. “Essa obra é importantíssima porque beneficia muito a comunidade que vive a 60 km do centro da cidade”, disse.

O secretário de Agricultura, Candido Teles, disse que a obra esperada por 40 anos foi concluída em pouco mais de um mês. “Quarenta dias atrás Fauzi e eu estávanos aqui na terra pensando em começar a fazer esse asfalto. Juntamos as máquinas da Secretaria de Agricultura, os operários, e a obra está sendo entregue 40 e poucos dias depois”, afirmou.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, durante discurso do governador em exercício, Paco Britto, no Jardim II

A presidente da Emater, Denise Fonseca, se disse feliz com a entrega da obra pelos benefícios que vai trazer à região. “A gente fica muito feliz, porque há 40 anos que isso se pede. Tem 40 anos que vocês estão reclamando que as crianças estão com problemas respiratórios.”

Ela ainda lembrou outras ações integradas do governo em benefício dos moradores do núcleo rural, como a instalação de uma creche rural na região. “A nossa creche rural já está na Novacap para ser licitada e ser feita a obra. Então vai sair neste governo”, afirmou.

Ela também mencionou uma ligação do governador Ibaneis Rocha para que os extensionistas da Emater-DF auxiliasse pequenos agricultores no preenchimento de dados no Cadastro Único (CadÚnico), que permite acesso ao auxílio emergencial do governo federal. “A Emater não parou na pandemia porque o alimento não pode parar [de chegar] na mesa do cidadão.”

 

Inauguração da pavimentação da VC-461, no Núcleo Rural Jardim II

 

O presidente da Associação dos Moradores e Produtores do Núcleo Rural Jardim II, Laurentino Ribeiro Rocha, disse que o asfalto já está mudando a vidas dos moradores. “Ao todo, tem mais de 35 anos de espera por essa obra. E graças a Deus foi feito. Esse homem teve coragem de vir e fazer. Tudo agora é diferente. As frutas ficam não ficam mais empoeiradas.”

 

Segundo ele, houve até moradores que já haviam perdido a esperança de ter a reivindicação atendida. “Tem um que disse que ia morrer antes de a estrada ser asfaltada. Graças a Deus ele está vivo e está vindo o asfalto.”

FONTE: EMATER

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor hortifrutícola emprega mais e tem mais mulheres na liderança

Comercialização é tema da live de encerramento da Festa do Morango 2020

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 98478-6676
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w