24/05/2022

Instituições financeiras participam da maior feira do Planalto Central

Noticía Agricultura
compartilhar

Todos os anos, os irmãos Rodrigo e Gabriel Mazzocco, produtores rurais de Luziânia (GO), aguardam a AgroBrasília para conhecer as principais inovações do agronegócio, principalmente as novas tecnologias envolvidas em equipamentos e máquinas. Neste ano, eles investiram em um drone pulverizador T30, o primeiro da região Centro-Oeste com capacidade de pulverizar até 110 hectares por dia. E não pararam por aí, adquiriram, ainda, outros maquinários, equipamentos e fertilizantes, totalizando um investimento de mais de R$ 5 milhões. "A AgroBrasília sempre nos dá essa oportunidade. Estamos participando por mais um ano, muito felizes pelo que estamos encontrando aqui. Investimento em tecnologia hoje em dia é tudo", contou Bruno Mazzocco. 

Além da busca pelos maquinários que melhor os atendiam, os irmãos Mazzoco também pesquisaram a alternativa mais viável para financiar estas compras. E até definirem, eles se depararam com várias instituições bancárias e financeiras dispostas a oferecer serviços específicos para o setor do agronegócio, voltados, principalmente, para a concessão de créditos e financiamentos. O Banco do Brasil, por exemplo, montou o maior estande de toda a sua história na Feira, com mais de 40 funcionários, com a preocupação de bater um novo recorde de atendimento e volume negociado. 

"O estande do Banco do Brasil cresceu na mesma proporção da AgroBrasília. E a Feira cresceu muito desde a última realização, há dois anos. Para isso, estamos maior, a equipe está maior. E como a gente costuma falar: o Banco do Brasil não é um banco de crédito, ele é um banco de relacionamento. Então, montamos um time capacitado, qualificado, que conhece muito do mercado de agronegócio. Nestes cinco dias de Feira, o produtor teve uma verdadeira assessoria", explicou Kamillo Tononi, superintendente Varejo Centro-Oeste do BB. "E o resultado não poderia ser outro: recorde em atendimento, com mais de trinta contratos assinados aqui ao longo da feira. O maior volume financeiro da nossa história aqui na AgroBrasília", completou. 

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, também comemorou o sucesso da participação da instituição nesta edição 2022. "A Caixa Econômica é, hoje, o banco que mais cresce no agro. Nós saímos de oitavo lugar e já somos o segundo maior banco. E, aqui na AgroBrasília, também, somos o banco que mais fez operações. Então, isso é uma questão clara para a Caixa Econômica Federal, de que o agronegócio passa a ser um foco decisivo de atuação do banco. Estamos oferecendo mais crédito a taxas menores porque aonde a Caixa foca, normalmente, nós temos as menores taxas. E isso são mais oportunidades de operações de crédito, competição entre os bancos e, de novo, taxas menores. Essa é a consequência. Quanto mais competição, menores taxas", celebrou Guimarães.

Já no espaço do Banco de Brasília (BRB) o produtor teve acesso a uma série de produtos da sua carteira de crédito rural, com ênfase em investimento agrícola para a aquisição de máquinas e equipamentos e custeio agrícola destinados à produção de grãos. "Essa é uma das principais demandas da AgroBrasília. E o BRB é o principal agente financeiro do agronegócio no DF, com 33% de participação no mercado", destacou o presidente do banco, Paulo Henrique Costa. "É um momento de sentar com os clientes e apoiar desde a agricultura familiar até os maiores produtores. Cerca de 40% do crédito rural que a gente celebra no ano acontece aqui na Feira, então este é um momento especial."

Nesta edição, o BRB montou dois estandes em lugares distintos da Feira e mobilizou mais de 30 servidores. "Trouxemos pra cá uma análise de limite célere com a equipe técnica especializada. A nossa plataforma do agronegócio trouxe todos os gerentes, que são especializados e voltados para este segmento. Além disso, nós fizemos uma série de parcerias com alguns fornecedores, intitulando condições diferenciadas para alguns clientes", reforçou Felipe Trajano, gerente geral da Agência Plataforma Agronegócio do BRB. 

O Bradesco, por sua vez, disponibilizou crédito pré-aprovado para a sua base de clientes nas modalidades de financiamento. A instituição participou da Feira com seu portfólio de produtos e serviços e manteve estrutura de análise de crédito no próprio espaço para agilizar as operações. O estande de atendimento contou com uma equipe de profissionais especializados.

Cooperativas

A cooperativa de crédito Sicredi focou na oferta de taxas especiais para financiamento de energia solar e veículos, a partir de 0,44% a.m. + CDI e 1,49% a.m., respectivamente. O estande do Sicredi também primou pelo conforto, com ambiente amplo, sala de reunião climatizada, área externa e interna de convivência, além de contar com uma numerosa equipe de colaboradores no atendimento dos associados e não associados da cooperativa. "Este foi o nosso desejo: levar ao campo as novas tecnologias e uma forma cooperativa de trabalhar. Isso deu resultado, com média de mais de mil atendimentos por dia. Entendemos que, às vezes, o que um produtor ou o pequeno empresário precisa é de incentivo e soluções para manter seus negócios", afirma Cheila Girardello, diretora executiva da Sicredi Planalto Central.

O Sicoob destaca as suas linhas de crédito rural e o consórcio para aquisição de máquinas, equipamentos, veículos como os seus principais produtos na AgroBrasília. "Tivemos muito associados nos procurando. Mas, com certeza, nossa presença aqui na AgroBrasília, serviu para o fortalecimento da nossa marca. Tiveram muitas pessoas interessadas, procurando entender como é que funciona o Sicoob", comemorou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Federal entrega mais de 3 mil títulos a assentados em Goiás e no Entorno do DF

Soluções em Irrigação e tecnologia, você encontra na AgroBrasília.

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 98478-6676
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w