03/03/2021

Emater-DF promove visita técnica em propriedade de produção de mirtilo

Noticía Agricultura
compartilhar

A Emater-DF tem prestado orientação a produtores rurais do Distrito Federal sobre a produção de mirtilo, fruta que possui alto valor nutricional e ainda tem pouca visibilidade no Brasil. O cultivo é uma oportunidade de renda para o pequeno produtor.

Na última quarta-feira (24), extensionistas da empresa fizeram uma reunião técnica sobre produção de mirtilo na chácara do produtor Gustavo Evangelista, no núcleo rural Boa Esperança 2 (região administrativa do Lago Norte).

A visita contou com a participação do professor Osvaldo Yamanishi, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB) e de produtores rurais interessados em iniciar a atividade.

Segundo o professor Yamanishi, Brasília possui características propícias ao cultivo da fruta. “A amplitude térmica — temperaturas altas de dia e baixas de noite — são favoráveis à produção”, explicou. Além disso, o produtor deve estar atento ao substrato (local onde o pé é plantado), que necessita de nutrientes específicos.

Já o coordenador do Programa de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, adianta que o Distrito Federal é um mercado consumidor potencial. “Temos uma população interessada em consumir produtos de alto valor agregado e nutricional, e o mirtilo pode ser uma boa aposta”, afirmou. A fruta possui alto teor de oxidantes naturais e rica em vitaminas e minerais.


O telado resolve o principal problema da plantação: o acesso dos passarinhos


O telado resolve o principal problema da plantação: o acesso dos passarinhos

Resultado satisfatório
O produtor Gustavo Evangelista possui 1200 pés de mirtilo plantados. No início, o maior problema eram os passarinhos, ávidos pelo sabor adocicado da fruta. “Resolvemos a questão colocando uma tela de proteção sobre o cultivo”, demonstrou. A produção é quase toda entregue em sistema de delivery. “Por não termos volume suficiente ainda, preferimos comercializar dessa forma.

Temos também um ponto na 303 Norte [Bioon]”, conta. A produção começou em 2019. “Por enquanto, estamos bastante satisfeitos com os resultados”, comemora.

O empreendedor rural que estiver interessado em iniciar o cultivo do mirtilo pode procurar o escritório da Emater-DF mais próximo de sua propriedade. A lista completa com os endereços e telefones está aqui.

Fonte: Emater-DF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

LEVEREGE HLK SERÁ LANÇADO PELO ESSERE GROUP NA AGROBRASÍLIA 2023

Asfalto em estrada rural no Jardim II beneficia 1,3 mil moradores da região

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 99649-9915
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w