Anúncio aqui
26.08.2020 | Por: administrador

Conab anuncia nova metodologia para as estimativas de safras

Em evento virtual no qual participou a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou uma nova metodologia para a estimativa de safras. O primeiro produto a passar pelo pente-fino será a soja, cujas safras estão sendo revisadas desde a temporada 2013/14.  

Com o novo método, as estimativas sofrerão ajustes devido a uma maior atenção à produtividade, um indicador tão sensível que acaba por influenciar o saldo final da produção total. Para isso, a Conab iniciou as chamadas “Crop Tours”, que são viagens a campo para coletar amostras de produtividade.  

O piloto da Crop Tour de soja foi feito em mais de mil pontos do país em parceria com empresas diversas e regionais e já rendeu resultados: para a safra de 2019/20, houve um ajuste de 120,9 milhões de toneladas para 124,5 milhões de toneladas. A diferença de 3,6 milhões de toneladas representa 3% da previsão divulgada anteriormente e ocorre justamente devido à melhora na produtividade, que passou de 3.272 kg/ha para 3.378 kg/ha. 

O Superintendente de Informações do Agronegócio da Companhia, Cleverton Santana, que também parcipou da live, afirmou: “Vale destacar que a aplicação deste método não necessariamente implica em alteração nos dados anteriores. É apenas mais uma ferramenta a ser utilizada de forma a se ter um diagnóstico preciso e apto a ‘qualificar’ as informações coletadas”. 

Depois da soja, estão na pauta para revisão também arroz, feijão, algodão, café, trigo e milho.

FONTE: FAEG

Outros artigos desse tema