27/04/2023

AgroBrasília 2023 apresenta sementes carregadas de tecnologia e produtividade

Noticía Agricultura
compartilhar

Feira conta com amplo espaço de insumos, para que produtores tenham safra robusta e incremento na renda

 

A AgroBrasília 2023 apresenta um amplo espaço de insumos, com destaque para sementes carregadas de tecnologia e produtividade, que resultarão em uma safra robusta e incremento da renda do produtor. A Feira ocorre no período de 23 a 27 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF (no Km 5 da BR 251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG), das 8h30 às 18 horas.

A AgroBrasília também reflete o potencial de produção de sementes do próprio Distrito Federal, principalmente sementes de soja.  Desde os anos 1980, o DF se destaca como lugar sementeiro, em razão da altitude e do clima. Nos anos de 2017 e 2018, mais de 30%, ou cerca de 27 mil hectares, da área plantada total da região eram destinados ao segmento, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na Feira, são inúmeras as chances que os produtores têm de conhecer o potencial das cultivares. No Parque Ivaldo Cenci, as empresas de genética vegetal demonstram seus produtos em plots – neles, os produtores visualizam como as variedades de sementes se comportam no campo.

Outra oportunidade que a Feira traz é a tradicional Competição de Cultivares de Soja, cujos resultados serão divulgados antes da AgroBrasília. Por meio da competição, os agricultores conseguem avaliar a produtividade, a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes. E o setor entende a importância desse tipo de ensaio, tendo em vista a alta participação no Dia de Campo da competição, realizado no dia 17 de fevereiro e que reuniu cerca de 600 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes.

“O produtor da nossa macrorregião aguarda o resultado da competição para somente então escolher a melhor cultivar para a próxima safra. Ser o referencial do produtor nesse segmento é mais uma contribuição das muitas que a AgroBrasília deu à região, fundamentais para o desenvolvimento do agro no Planalto Central”, afirma José Guilherme Brenner, presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que realiza a AgroBrasília.

 

Genética e cuidados especiais no cultivo

 

A genética é o componente mais relevante do cultivo da soja no Brasil, avalia o chefe-Geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro: “a soja é uma planta asiática, e somente existe no Brasil porque passou por amplo melhoramento genético. Também é graças ao melhoramento genético que as médias brasileiras de produtividade são maiores que as de outros países”.

Além da genética, a qualidade das sementes é conseguida no campo. As áreas de plantio de sementes são exclusivas e recebem cuidados especiais, que previnem pragas e doenças e garantem o desenvolvimento adequado das cultivares. Na hora da colheita, as colheitadeiras são ajustadas com precisão para que as sementes não sofram danos na integridade. Os cuidados seguem ao longo da cadeia, em todas as etapas de beneficiamento, a fim de aperfeiçoar a escolha dos grãos que vão garantir as futuras safras.

Na produção de sementes, o campo mais uma vez se integra à ciência, tecnologia e inovação. Melhoradas geneticamente em laboratórios, com tecnologias avançadas, as cultivares dependem das boas práticas de semeadura para que alcancem todo o seu potencial genético.

 

Serviço

Feira AgroBrasília

Data e horário: 23 a 27 de maio, das 8h30 às 18 horas

Onde: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, no Km 05 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG

Realização: Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qual é o futuro do uso de forrageiras em sistemas de produção de leite?

“Estamos de volta” – AgroBrasília 2022 retoma formato presencial

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 99649-9915
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w