Anúncio aqui
09.02.2021 | Por: administrador

Agro representa quase 60% das exportações goianas em janeiro

O agronegócio foi responsável por 59,28% das exportações totais de Goiás no mês de janeiro, o que representa um total de 219,88 milhões de dólares. O grande destaque ficou por conta do complexo carnes, especialmente a carne bovina, cujo montante exportado representou 73,18 milhões de dólares, e a carne de frango, que chegou a 25,69 milhões de dólares. Os dados foram divulgados pelo Comex Stat do Ministério da Economia.

Também foram destaque, no mês de janeiro, as exportações do complexo sucroalcooleiro, especialmente de açúcar (31,40 milhões de dólares), e do complexo soja (28,70 milhões de dólares). Aparecem, ainda, com valores expressivos as exportações de milho (19,33 milhões de dólares), couro (13,94 milhões de dólares) e algodão (11,09 milhões de dólares).

Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, os investimentos de Goiás no setor agropecuário têm contribuído no retorno das exportações ao Estado, ao mesmo tempo em que gera emprego e renda.

"Vemos como toda a sociedade se beneficia com esse ciclo. Se por um lado temos uma forte exportação de carnes, por exemplo, na outra ponta, temos frigoríficos contratando pessoas, fazendo a economia girar nos municípios, temos produtores comercializando seu rebanho", explica. "Esse movimento é benéfico para todos e nosso governador Ronaldo Caiado tem nos orientado nesse sentido, de aumentar oportunidades, no campo e na cidade", enfatiza o titular da Seapa.

Balança

Considerando a balança, em janeiro, Goiás exportou 370,92 milhões de dólares e importou 462 milhões de dólares. No País, as exportações totais chegaram a 14,80 bilhões de dólares e as importações alcançaram 15,93 bilhões de dólares.

Fonte: Seapa

Outros artigos desse tema