Anúncio aqui
08.04.2022 | Por: administrador

“Estamos de volta” – AgroBrasília 2022 retoma formato presencial

Feira ocorre de 17 a 21 de maio, no PAD-DF, a 70 km de Brasília.

 

Por Dâmares Vaz

 

“Estamos de volta”, anuncia a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), ao retomar em 2022 a realização da AgroBrasília em formato presencial, que ocorrerá de 17 a 21 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, a cerca de 70 km do aeroporto de Brasília. Realizada pela última vez de maneira totalmente digital, em 2020, a Feira incorpora nesta edição soluções adotadas na última, em razão da pandemia de covid-19, como a promoção de eventos técnicos online, a exemplo de seminários, cursos e palestras.

 

No parque, que recebeu melhorias na infraestrutura, o produtor encontra os melhores produtos, serviços e tecnologias, em setores como o de máquinas, implementos agrícolas, insumos, veículos, biotecnologia, genética animal e vegetal, agricultura familiar, além da presença de instituições formadoras e de pesquisa do agro. Tudo com a marca da inovação que a Feira sempre ofereceu e fiel ao objetivo de ser vitrine da riqueza e da diversidade da agricultura do Planalto Central.

 

Quanto aos eventos técnicos, o compromisso é o de manter a qualidade do conhecimento transmitido. Essa é uma das áreas em que a AgroBrasília é referência. Haverá, por exemplo, fórum sobre soja, seminário de vitivinicultura, seminário de mulheres do agro, iniciativas voltadas à pecuária.

 

O presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca, lembra que a Feira, além de ser espaço para fechar negócios e ampliar conhecimento, cumpre a função de fortalecer a interação entre os vários segmentos do agro. E ele acredita que o evento ocorre em boa hora: “A pandemia dá sinais de enfraquecimento e os protocolos de saúde pública estão se adequando aos números decrescentes de casos. Então, a nossa expectativa para a realização da Feira é a melhor possível, ainda mais depois de dois anos sem o evento no formato tradicional”, afirma. Em 2020, a AgroBrasília foi integralmente digital e, em 2021, a organização optou pelo cancelamento, por causa da situação da pandemia no País.

 

Triacca registra ainda que a maioria dos espaços da Feira está comercializada e espera que esta edição bata os recordes de negócios e de público. “Produtores, consultores, estudantes, empresários rurais, enfim, todos os que estão com saudade das feiras do agro, estão convidados a marcar presença na AgroBrasília. O que também vai contribuir para uma feira com novos recordes é o preço atual das commodities, que gera maior renda ao produtor e o incentiva a investir ainda mais na atividade. O resultado é que a retomada das feiras vai impulsionar o setor ainda mais”, avalia Triacca.

 

Em 2020, a AgroBrasília Digital registrou o volume de R$ 590 milhões em negócios realizados. A Feira ocorreu em julho daquele ano, por meio de plataforma eletrônica virtual e online. Cerca de 140 empresas e instituições apresentaram tecnologias para a atividade agropecuária, sob a forma de produtos e serviços variados. A plataforma teve mais de 126 mil acessos.

Em 2019, os negócios fechados no evento ultrapassaram a marca de R$ 1,2 bilhão. A Feira reuniu quase 500 expositores e atraiu um público de 120 mil pessoas ao Parque Ivaldo Cenci.

A AgroBrasília é realizada com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

 

Acesso facilitado

 

A Feira ocorre numa das mais importantes regiões rurais do Distrito Federal, o PAD-DF.  Com 500 mil m², o Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, que sedia a AgroBrasília, fica no Km 5 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG. Tem acesso facilitado, com estradas bem pavimentadas, boa localização, a cerca de uma hora do Plano Piloto. Também tem à disposição, ao lado do Parque pista de pouso homologada pela ANAC.

 

A infraestrutura conta com áreas para campos demonstrativos, áreas gramadas para máquinas, equipamentos e animais, pavilhões para montagem de estandes, auditórios para cursos e palestras, amplo estacionamento, áreas de descanso, transportes internos, dois restaurantes, posto de saúde e cinco conjuntos de sanitários.

Outros artigos desse tema