Projeto Floricultura na Escola busca desenvolver o empreendedorismo entre jovens
Para desenvolver o empreendedorismo e também o cultivo de flores no Distrito Federal, a Emater-DF, em parceria com a Coopa-DF e a AgroBrasília, está desenvolvendo um projeto chamado Floricultura na Escola, com jovens do Centro Educacional do PAD-DF, região do Paranoá. A proposta engloba 80 alunos e teve o primeiro encontro no dia 5 de março, no Parque Ivaldo Cenci, onde todos os anos é realizada a AgroBrasília.
De acordo com a coordenadora de Floricultura da Emater-DF, Loiselene Trindade, por meio do projeto, os alunos vão aprender questões como o plantio e a produção de ornamentais, de plantas nativas do cerrado com potencial ornamental e de nativas para recuperação de áreas degradadas. “É um projeto-piloto. As atividades incluem desde a formação na produção, no empreendedorismo e também no cooperativismo, uma vez que estamos trabalhando em conjunto com a cooperativa do PAD-DF”, ressaltou.
As atividades serão realizadas na escola e também no espaço da Agricultura Familiar, na AgroBrasília. “A gente vai trabalhar com a produção de pequenos jardins e de mudas para comercialização”, explicou Loiselene. O gerente do escritório da empresa no PAD-DF, Marconi Borges, esteve presente no encontro.
Professora na escola, Jânia da Silva afirmou que o projeto é importante como auxílio na parte pedagógica e empreendedora. “Com o auxílio técnico da Emater, a ideia é a de que eles, futuramente, possam expandir isso para suas vidas, produzir flores e comercializá-las”, afirmou.
“É uma excelente iniciativa, partindo de um professor da própria escola, o que é muito louvável. Com o apoio da Emater, e nosso, tenho certeza que renderá muitos frutos essa parceria. Até porque um dos princípios da AgroBrasília é o fator social, de contribuir com a região em vários sentidos. Ver alunos adolescentes com os olhos brilhando, prontos para dar o pontapé nesse belo projeto, não tem preço”, afirmou o presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca.
“A formação faz da pessoa um cidadão que vai poder agir melhor dentro da família e no trabalho. É um projeto muito importante”, ressaltou o presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Fonte: Emater-DF.