Anúncio aqui
11.02.2024 | Por: administrador

A Importância da Contabilidade nas Empresas Rurais

As empresas rurais são empreendimentos de origem física ou jurídica, que exploram economicamente a atividade rural. Muitos empreendedores já atuam com a atividade jurídica, o que obrigatoriamente, pela legislação, se faz necessário ter contabilidade. Em contrapartida, apesar de não ser obrigado, é interessante que a pessoa física tenha o controle e a gestão do negócio através da contabilidade.

Hoje isso é um link em dia ainda vemos empresas rurais sem o devido controle das suas propriedades, finanças e seus ativos (maquinário, insumos agrícolas, sementes etc.), na maioria das vezes, isso se dá pela gestão ser informal e o empresário se preocupar com contabilidade somente com as exigências da Pessoa Física, ou seja, a Declaração de Imposto de Renda.

Contudo, de modo geral, uma boa contabilidade é responsável pela entrega das obrigações acessórias, apuração de impostos, interpretação de legislação, análise de dados que se transformam informações para tomada de decisão. A contabilidade possibilita um melhor e mais eficaz controle de custos, gestão fiscal e tributária. Auxilia no direcionamento e planejamento das operações, de modo que se possa medir corretamente a performance financeira de cada atividade realizada.

Por falta de informação, muitos empresários ainda não entendem a necessidade de separar o que é custo da operação do que é gasto pessoal. Além disso, a inexistência de recibos, notas fiscais, avisos de lançamentos e cópias de cheques ou extratos de contas bancárias pessoais, acabam dificultando a gestão tributária da empresa, e acaba perdendo benefícios como redução do pagamento de impostos com base na lei, transferindo atividades ou modificando suas operações.

  • List item;
  • List item;
  • List item;
  • List item;

Outros artigos desse tema