Projeto nascido na UnB apresenta inovação para agricultura familiar no AiTec

Uma solução que une sustentabilidade, economia circular e apoio à agricultura familiar está entre as inovações apresentadas no Ambiente de Inovação e Tecnologia (AiTec) da AgroBrasília 2026. A startup Recalcário, spin-off acadêmica da Universidade de Brasília, desenvolveu uma alternativa ao calcário agrícola tradicional a partir do reaproveitamento de resíduos de mármore.
Segundo Rhauender Mora Silva, a iniciativa surgiu a partir de pesquisas de iniciação científica. “Percebemos que o mármore tem composição química semelhante à do calcário agrícola vendido no mercado. Ao mesmo tempo, vimos que marmorarias do Distrito Federal descartavam resíduos em áreas verdes, enquanto agricultores enfrentavam dificuldade de acesso ao calcário, principalmente pelo custo da logística”, explicou.
A partir dessa constatação, nasceu a proposta do Recalcário: coletar resíduos de mármore das indústrias marmoristas, processá-los nos laboratórios da UnB e transformá-los em um produto destinado à agricultura urbana e familiar. Além de reduzir o descarte inadequado de resíduos, a solução busca atender uma necessidade importante da produção agrícola no Cerrado. Como os solos da região são naturalmente ácidos, o uso de calcário é fundamental para neutralizar a acidez e melhorar as condições de cultivo.
Segundo Rhauender, a startup já acumula resultados práticos. O MVP (Produto Mínimo Viável) foi aplicado em propriedades rurais de Brazlândia, junto a produtores do assentamento Canaã. “Observamos melhorias significativas tanto no plantio quanto na qualidade do solo”, destacou.
O trabalho também chegou às escolas. Em parceria com a CF 03 de Sobradinho, a equipe desenvolve atividades de educação ambiental e agrícola com estudantes envolvidos em projetos de horta escolar e agrofloresta. A proposta combina formação teórica, com temas como calagem, sustentabilidade, economia circular e inovação, com atividades práticas, incluindo a aplicação do produto nas hortas cultivadas pelos próprios alunos.
Outro diferencial da solução está no custo. Como a matéria-prima vem do reaproveitamento de resíduos, a startup consegue reduzir despesas de produção e oferecer uma opção mais acessível aos pequenos produtores. “Conseguimos levar um calcário de menor custo para a agricultura familiar, ampliando o acesso a esse insumo”, afirmou.
Esta é a segunda participação do Recalcário na AgroBrasília. No ano passado, a equipe esteve na feira por meio do edital Prisma de Inovação, junto ao CDT da UnB. Em 2026, retorna ao AiTec para apresentar a evolução do projeto ao público do agronegócio e da inovação.
Informações AgroBrasília
Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2026 ocorrerá entre os dias 19 a 23 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 – PAD-DF, Brasília, Distrito Federal).
Mais informações podem ser encontradas no site oficial: https://agrobrasilia.com.br/noticias/
Confira as fotos da edição 2026 da Feira AgroBrasília: https://www.flickr.com/photos/agrobrasilia/albums/
Serviço
Feira AgroBrasília 2026
Data: terça-feira a sábado – 19 a 23 de maio
Horário: 8h30 às 18h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 – PAD-DF
Assessoria de Imprensa: ImPlantar Agro
Contato: Luciana Lacerda – (61) 9 9608-0510