14/10/2020

Lives debatem produção sustentável de soja no Tocantins

Noticía Agricultura
compartilhar

Acontecem nesta semana quatro lives dentro do projeto ABC Soja Sustentável, que está trabalhando com transferência de tecnologias relacionadas a essa cultura agrícola no Tocantins. Nos três primeiros dias (terça, quarta e quinta), serão abordados temas técnico-científicos e, no último dia (sexta-feira), a discussão acontecerá em torno da experiência da consultoria contratada para executar o projeto no campo. Confira a programação no final do texto.

Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), além das duas temáticas que constam em seu nome, possui trabalhos de pesquisa e de transferência de tecnologia em sistemas agrícolas. Nesse contexto, entra o ABC Soja Sustentável. A líder do projeto é Márcia Grise, pesquisadora que trabalha na área de transferência de tecnologia. Juntamente com a Embrapa, está a CI-Brasil, por meio de Iamilly Cunha, coordenadora de projetos na instituição.

Márcia explica que “a ocupação de áreas de fronteira agrícola no Cerrado com produção de commodities graníferas, especialmente a soja, é uma realidade. O inimaginável 25 anos atrás aconteceu; por meio de desenvolvimento de tecnologias, o Cerrado, um bioma naturalmente frágil, está agora sendo explorado pra produção de grãos em larga escala. Para que esta produção seja sustentável com o passar dos anos, ou seja, não entremos numa escalada de rendimentos decrescentes, é preciso realizar essa produção de maneira consciente, empregando o que temos de mais moderno em tecnologia para a região”.

O ABC Soja Sustentável vem justamente para colaborar com o desenvolvimento sustentável da produção de soja no Tocantins. Parceria entre Embrapa e CI-Brasil, o projeto busca formar e valorizar a assistência técnica, tanto pública como privada, com atuação na região. A ideia é, por meio dessa assistência, transferir aos produtores rurais tecnologias que levem à produção sustentável de soja. “Dentre as tecnologias preconizadas e transferidas aos produtores, estão o plantio direto na palha com palhada de qualidade, sucessão e consórcio de culturas e a ILP (Integração Lavoura-Pecuária)”, conta Márcia.

Expectativa positiva – A sequência de lives que começa nesta terça, 13 de outubro, é considerada o II Encontro ABC Soja Sustentável, cujo tema é manejo de palhada no Tocantins. A expectativa da coordenação do projeto é positiva. “Estamos muito animados com este II Encontro ABC Soja Sustentável. E agora, num modelo remoto em função da pandemia, temos a oportunidade de chegar a um número muito maior de produtores e técnicos do que no modelo presencial tradicional. Então, isso nos traz muita expectativa quanto a um público maior; esperamos atingir técnicos e produtores de todas as regiões do Tocantins e quiçá de outros estados”, relata Iamilly, da CI-Brasil.

Confira a programação das lives, que serão transmitidas sempre a partir das 19h no canal corporativo da Embrapa no YouTube (www.youtube.com/embrapa):

13 de outubro, terça-feira: Manejo da fertilidade do solo em sistemas integrados de produção de soja, com Rafael Nunes, pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF). Acesse neste link.

14 de outubro, quarta-feira: Gramíneas forrageiras tropicais e consórcio milho + brachiaria para formação de palhada, manejo de plantas daninhas e aumento da produtividade na cultura da soja, com Gessi Ceccon, analista de pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS). Acesse neste link.

15 de outubro, quinta-feira: Produção e manejo da palhada em sistemas integrados de produção de soja, com Túlio Gonçalo, do Grupo Gapes. Acesse neste link.

16 de outubro, sexta-feira: Experiências do projeto ABC Soja Sustentável na safra 2019/2020, com Guilherme Milhomem e Carlos Henrique Milhomem, da Boa Esperança Agronegócios. Na sequência, haverá mesa redonda com palestrantes de outros dias. Acesse neste link.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defensivos agrícolas genéricos têm registros publicados no Diário Oficial

Semana de Prevenção de Acidentes da Emater-DF tem início nesta terça

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 98478-6676
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w