Anúncio aqui
06.07.2020 | Por: administrador

Na abertura da AgroBrasília Digital, representantes do agro destacam força do setor e da Feira

A AgroBrasília Digital está oficialmente aberta. A cerimônia, online, ocorreu nesta segunda-feira, 6 de julho, com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), José Guilherme Brenner; do presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca; do embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman; do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti; do secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles, e do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. Todos os representantes do setor foram unânimes ao falar da força da região e da importância da Feira.

O presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, pontuou que realizar a versão digital do evento foi uma experiência nova e desafiadora. “Esse ano, esperávamos a maior AgroBrasília de todos os anos, pois vínhamos num crescente. Fomos tomados por essa pandemia e tivemos que nos reinventar. Era importante fazer o evento porque ele une o setor – empresas, produtores, instituições de pesquisa e de extensão rural, instituições financeiras”, registra.

Brenner acrescentou que a AgroBrasília Digital foi a maneira de possibilitar esse encontro. “Assim, o produtor, do menor ao maior, continuará a ter contato com novas tecnologias, produtos e serviços, o que há de mais moderno no mercado, e esse é o nosso objetivo.”

Para Ronaldo Triacca, em razão da importância da Feira para o agro nacional e, principalmente, para o Planalto Central, 2020 não poderia ficar sem AgroBrasília. “Organizamos a versão digital em tempo curto, mas acredito que será um grande sucesso. Será uma semana rica em conhecimento e em oportunidades de bons negócios. Os produtores têm na nossa plataforma cerca de 140 expositores como opções, com boas condições de compra. Na parte de insumos, aproveitamos os plots que já tinham sido instalados no Parque Ivaldo Cenci e temos um material muito rico que pode ser conhecido na plataforma”, detalhou.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou estar feliz por ver que o agro e as feiras não pararam por causa da pandemia e elogiou a região do Planalto Central. “É um lugar que tem se desenvolvido com tecnologia, com diversidade enorme, e isso deixa qualquer ministro da agricultura com olho brilhando, vendo que nossa agricultura só cresce, é sustentável. Parabéns por realizar a Feira sob formato digital. Tenho certeza que os produtores terão participação intensa e vão trocar tecnologias e experiências e fazer negócios.”

A ministra lembrou ainda da importância dos pequenos produtores da região e do imenso trabalho que tem que ser feito de regularização dessas pessoas, para que tenham maior segurança. “Vamos fazer isso em conjunto com as secretarias de agricultura, com a Embrapa, com o BRB. É enorme o potencial do Planalto Central e os produtores rurais fazem a diferença nas terras do Centro-Oeste. Tenho apenas elogios ao setor e à iniciativa de realizar a Feira”, reforçou.

Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos, elogiou a organização da AgroBrasília e destacou aspectos da parceria entre o Brasil e os EUA. “Como dois dos maiores exportadores agrícolas do mundo, os países enfrentam muitos dos mesmos desafios no mercado externo. A fim de criar uma plataforma para compartilhar informações, planejar interações estratégicas e promover colaboração em vários tópicos, a ministra Tereza Cristina e nosso secretário de Agricultura formaram o Comitê Consultivo em Agricultura, para trabalhar em prol de políticas de comércio justo para os produtores americanos e brasileiros”, contou.

O embaixador norte-americano pontuou ainda que os governos dos países trabalham juntos para desenvolver padrões, diretrizes e recomendações internacionais. Para Chapman, quando se trata de biotecnologia, regulamentos científicos, avanços em pesquisa e uso de tecnologia em campo, EUA e Brasil caminham em sintonia. “Com mais de 200 trocas de pesquisas técnicas por ano, EUA e Brasil atribuem alto valor à condução de pesquisas. Estamos comprometidos em continuar essa parceria em prol de uma agricultura baseada em ciência, tecnologia e meio ambiente. Juntos vamos alimentar o mundo”, disse o embaixador.

Instituições

O sucesso e tamanho da AgroBrasília são explicados também pela atuação de parceiros da Feira, cujos representantes compuseram a mesa de abertura. O presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, ressaltou que a AgroBrasília é o evento do tipo mais importante da região. “A Embrapa está satisfeita por estar presente desde a primeira edição. Quero cumprimentar a organização da Feira pela constância de propósito. Ano passado a AgroBrasília movimentou R$ 1,2 bilhão. Esse ano, sob formato digital, tenho certeza que será um grande sucesso.”

O secretário de Agricultura do DF, Candido Teles, aproveitou seu tempo para reiterar o compromisso em trabalhar em busca de soluções para o agro nacional. “A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal é apoiadora da Feira desde o início. É um prazer estar aqui. Graças à criatividade da Coopa-DF, lançamos essa edição digital, que não perderá importância e que com certeza irá registrar bons negócios. Desejo sucesso e convido os produtores a virem fazer bons negócios.”

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou a relevância da Feira para a região e também falou da satisfação do banco em participar do evento desde a primeira edição. “E apoiamos mais uma vez, nesse novo normal que testa nossa capacidade de criar. Em 2020, a Feira, marcada pelo desenvolvimento tecnológico, se posiciona como plataforma digital de negócios.”

Ele contou que, como principal agente financeiro da região, o BRB preparou para a AgroBrasília Digital condições especiais em todas as suas linhas da carteira de crédito rural, para produtores de todos os portes. “Estamos ao lado do produtor e das cooperativas para estimular uma das cadeias produtivas mais importantes do País e do Centro-Oeste. Montamos uma equipe exclusiva para atender produtores. Contem conosco”, finalizou.

Outros artigos desse tema