27/05/2023

Instituições financeiras disponibilizam na AgroBrasília seguro rural aos produtores

Noticía Agricultura
compartilhar

Alterações climáticas provocadas por fenômenos como El Niño e La Niña, excesso de chuvas, seca, granizo, geada, ventos fortes, variação excessiva de temperatura. São muitos os riscos corridos pelos produtores decorrentes de fatores climáticos que fogem ao seu controle. Para garantir maior tranquilidade e segurança nesses casos, as instituições financeiras participantes da AgroBrasília 2023 trabalham com diversas variedades de seguros agrícolas.

Quem visita o estande do Banco de Brasília (BRB), por exemplo, pode fazer a cotação para o Plano Colheita Garantida. “Cobrimos todas as culturas: soja, milho, café, arroz, sorgo. E temos um leque muito grande de seguro agrícola porteira adentro, para atender o produtor de forma completa. Nesta edição da AgroBrasília, estamos com condições especiais para seguros de máquinas e equipamentos, cujo desconto pode chegar a 40%, em caso de vigência maior”, propaga o supervisor Comercial da BRB Seguros, Deneer Durães.

O Banco do Brasil oferece o Seguro Patrimônio Rural, para tudo o que está dentro da fazenda, incluindo mitigação de risco de incêndio, roubos e furtos. “No Seguro Agrícola, cobrimos tanto a área financiada pelo BB, como a área não financiada”, informa o executivo da Brasilseg, Luciano Berno. Outro benefício disponibilizado pelo BB é o assessoramento remoto da fazenda, principalmente da parte financiada. “Por meio da plataforma BB Seguros, o cliente pode acompanhar a área da lavoura, via satélite, tem acesso a serviços como o simulador de plantio e de safra, análise da cotação de mercado e condições, taxas de câmbio, rotas da safra, previsão do tempo”, completa. Segundo ele, muitas apólices estão sendo comercializadas durante a edição 2023 da AgroBrasília.

No Sicredi Planalto Central, o assessor agro Cleiton Carmelo e a assessora de seguros Kelly Duran estão acompanhando, com muita atenção, o mercado de commodities agrícolas e promovendo, junto aos associados, a oportunidade de fazer o seguro da safra para proteção, principalmente, contra riscos climáticos. “Junto às seguradoras, estamos planejando, para o segundo semestre,a possibilidade de trazer o Seguro Faturamento Agrícola, que, além dos riscos climáticos, cobre os riscos comerciais, de baixa no valor da soja”, conta Cleiton. E, além das duas seguradoras que trabalham atualmente com o Sicredi, a equipe está fechando parceria com mais duas, para atender as expectativas do associados, com ampliação das coberturas.

A demanda por seguros também é grande no estande do Sicoob, que abriga oito cooperativas do sistema. “No mercado, estamos bem atrativos com relação ao seguro de máquinas, veículos e ao penhor de safra”, celebra a gerente do Sicoob Credibrasília, Fabiola Sargin. “O Safra cobre todo o plantio. Se der algum sinistro no plantio, cobre o replantio. Caso dê sinistro na safra posteriormente, como chuva, ventos secos, tromba d’água, etc., cobre a safra”, completa o gestor da carteira de produtor rural, João Paulo. Atualmente em fase de cotação, o seguro agrícola começa a ser comercializado no Sicoob no dia 1 de junho, com o início do pré-custeio. Para a safra 2022/23, o governo federal havia destinado cerca de R$ 12,7 milhões para atender o programa de seguro rural.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia de campo da Competição de Cultivares de Soja ocorre nesta sexta-feira, 6 de março

Setor hortifrutícola emprega mais e tem mais mulheres na liderança

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 99649-9915
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w