03/07/2020

AgroBrasília e parceiros trazem conteúdo técnico, novidades em pesquisas, oportunidades de formação

Release Agricultura
compartilhar

Mais que espaço de negócios, a AgroBrasília leva ao público conteúdo técnico, novidades em pesquisas, oportunidades de formação, por meio das parcerias com diversas instituições públicas e privadas. Essas instituições estão presentes também na edição digital da feira em 2020, que ocorre de 6 a 10 de julho.

Os parceiros irão realizar lives transmitidas na plataforma em que a AgroBrasília Digital se desenvolve – o site digital.agrobrasilia.com.br – e disponibilizarão conteúdo relevante, atual e exclusivo em suas páginas na plataforma.

A AgroBrasília é uma das maiores feiras do agro nacional e tem como área de abrangência o Planalto Central. Em 2020, em razão da pandemia de Covid-19, ocorre sob formato totalmente digital. O presidente da AgroBrasília Digital, Ronaldo Triacca, garante que a versão virtual manterá o nível de excelência do evento presencial. “O renome que a Feira conquistou nos impõe a responsabilidade de manter elevada a qualidade. Nossa intenção é fazer uma bela Feira digital”, destaca.

Confira como serão as ações dos parceiros institucionais:

Adasa

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) é parceira da AgroBrasília desde a primeira edição e vê na Feira oportunidades de aproximar o órgão do público, explica o superintendente Substituto de Planejamento, Laerte Brito.

No dia 7 de julho, terça-feira, a agência realiza uma live com o diretor-presidente Paulo Sales, que tratará da gestão de recursos hídricos no meio rural, das 16 às 18 horas. Na página da Adasa na plataforma, o público poderá acessar palestras gravadas e vídeos diversos, que abordarão temas relacionados à concessão de outorgas nas áreas rurais, à perfuração de poços, a mapas de áreas irrigadas, à gestão de resíduos sólidos na área rural, entre outros.

 

Conab

Na terça-feira, 7 de julho, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA-DF) abordam em live, transmitida na plataforma da AgroBrasília, as políticas públicas federais voltadas para o agro. A transmissão ocorrerá de 13 às 15h.

A Conab também realiza, na quarta-feira, 8 de julho, o anúncio do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2019/20. Será de 9 às 10 horas, no canal da Conab no YouTube.

 

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mobilizou para a Feira 22 centros de pesquisa e seus especialistas participarão de quatro lives que integram a programação oficial da AgroBrasília Digital.

Dia 6, às 13h – Trigo: A vez do Cerrado, com Julio Albrecht, pesquisador da Embrapa Cerrados; José Guilherme Brenner e Cláudio Malinski, da Coopa-DF, e Silvio Farnese, do Ministério da Agricultura

Dia 8, às 10h – Uso e conservação de água no Planalto Central, com Lineu Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados, e Rowena Petroll, presidente da Irriganor

Dia 9, às 8h – O potencial da vitivinicultura no Planalto Central, com José Fernando Protas, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho; os vitivinicultores Ronaldo Triacca e Rodrigo Sucena, e Isabela Peregrino, enóloga da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)

Dia 9, às 13h – Ideas for Milk, sobre o desafio tecnológico da Embrapa para startups que desenvolvam soluções para a pecuária leiteira do País, com Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite

A Embrapa fará também três lançamentos. No dia 7 de julho, em evento ao vivo, às 10h, pelo seu canal no YouTube, serão lançados a cenoura BRS Paranoá, cultivar com ótima produtividade e qualidade de raízes e indicada especialmente para sistemas orgânicos, e o curso online para produção de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) para consumo doméstico.

O terceiro lançamento é o Tambaplus, método de análise genética do tambaqui que pode auxiliar na redução de perdas de produtividade pelos criadores. A tecnologia será apresentada em palestra gravada e estará disponível na plataforma da AgroBrasília.

As tecnologias da empresa estarão expostas na Vitrine Tecnológica na plataforma da AgroBrasília – são cerca de 90 de 22 centros de pesquisa, 30 ativos tecnológicos (tecnologias em desenvolvimento em busca de parceiros para finalização da pesquisa), 90 publicações para acesso online, 80 vídeos e 25 programas de rádio e podcasts.

 

Emater-DF

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) apresenta na AgroBrasília Digital os 11 circuitos tecnológicos que compõem o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), no Parque Ivaldo Cenci, onde ocorre a AgroBrasília física.

A Emater também mantém uma página na plataforma com informações para produtores e o público urbano. Uma série de vídeos com técnicos da empresa mostrará os detalhes de seis circuitos – fruticultura, horticultura, saneamento rural, agroecologia, bovinocultura e floricultura. Além disso, estarão disponíveis no site do evento palestras virtuais, programação de lives e vídeos de orientação a produtores sobre gestão da propriedade.

Desde o segundo semestre de 2019, a Emater preparava o EVAF, com novidades para os produtores. “Infelizmente, a pandemia obrigou o cancelamento da Feira presencialmente, mas ainda assim levaremos ao público, por meio da internet, informações técnicas e inovações tecnológicas desenvolvidas por nossos extensionistas”, disse a presidente da empresa pública, Denise Fonseca.

 

Sebrae no DF

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) apresentará o portfólio de soluções da instituição, tendências tecnológicas e ainda permitirá a realização de negócios e o intercâmbio de ideias entre empreendedores rurais, agricultores e pecuaristas.

“O objetivo do Sebrae dentro dessa plataforma digital da AgroBrasília é permitir que a cadeia produtiva do agronegócio, em especial o pequeno produtor rural, possa adquirir conhecimentos, conhecer ferramentas que otimizem a gestão e também a produção dentro das propriedades. A soma desses fatores resultará em ganhos expressivos e ajudará o setor a enfrentar os próximos desafios”, explica o gerente de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Carlos Cardoso.

O Sebrae Digital no Campo oferecerá, gratuitamente, cursos, palestras, consultorias e oficinas para que pequenos produtores do Distrito Federal e entorno possam aperfeiçoar a gestão de seus empreendimentos e prospectar novas oportunidades de negócios.

Durante os cinco dias, o Sebrae também realizará, em parceria com entidades públicas e privadas que compõem a Comissão da Produção Orgânica no Distrito Federal (CPOrg-DF), a tradicional Semana de Alimentos Orgânicos no DF. A iniciativa faz parte da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos e tem o objetivo de promover e incentivar o consumo de produtos orgânicos.

Para isso, serão realizadas dez lives, duas delas na plataforma oficial da AgroBrasília. No dia 6 de julho, às 11 horas, ocorre a transmissão ao vivo da abertura oficial da Semana dos Alimentos Orgânicos. No dia 10 de julho, das 16 às 18h, uma live abordará o tema “Panorama, desafios e estratégias do agro no DF”, tendo como convidados Rogério Dias, do Instituto Brasil Orgânico, e Roberto Carneiro, da Emater-DF

As outras lives ocorrerão nas plataformas de streaming do Sebrae no DF. Destaque para a que ocorre também no dia 6, às 17h, com Marcos Palmeira, na plataforma http://www.minhapalestra.online/sebraedf.

Na página do Sebrae na AgroBrasília Digital, também será possível encontrar informações de produtores que estão comercializando produtos utilizando a internet e fazendo entregas por delivery. A iniciativa foi a forma encontrada para substituir a tradicional Feira do Produtor Rural do Sebrae no DF. Ao todo, 25 marcas que comercializam produtos regionais – orgânicos, cafés, doces, geleias e queijos – estarão disponíveis para o público que visitar a plataforma eletrônica.

 

Sescoop-DF

A entidade realiza no dia 8, das 16 às 18h, live sobre os “Desafios do cooperativismo agropecuário no atual cenário econômico”. Participam do debate Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF/Sescoop-DF; Marcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB; William Barbosa, superintendente Federal de Agricultura; Candido Teles de Araújo, secretário de Agricultura do DF, e Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/Sescoop-GO

 

SFA-DF

O superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, William Barbosa, garantiu o apoio da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA-DF) à AgroBrasília Digital. Para ele, a iniciativa contribui para o fortalecimento das cadeias produtivas e fornece aos produtores oportunidades de adquirir equipamentos e de aperfeiçoar a atividade agropecuária.

No dia 7 de julho, terça-feira, William Barbosa participa de uma live às 13 horas. “Um representante da Conab e eu vamos abordar as políticas públicas do Ministério da Agricultura para o campo. Aproveito para elogiar a organização da AgroBrasília Digital pela iniciativa. Estamos à disposição para o desenvolvimento de parcerias em prol do setor”, disse.

Barbosa participa ainda de outras lives da programação oficial da Feira.

MAIS RELEASES

Agricultura

Confira a programação do último dia da AgroBrasília Digital

Agricultura

Confira a programação da AgroBrasília Digital, que começa na próxima segunda-feira, 6 de julho

Agricultura

AgroBrasília 2020 traz novidades na área de inovação

Agricultura

Pioneira em agrometeorologia, Agrosystem está na AgroBrasília, com app exclusivo no País

Agricultura

Em dia de campo, quase 400 pessoas conheceram detalhes da Competição de Cultivares de Soja da Feira

Agricultura

Uma das feiras mais relevantes do País, AgroBrasília reflete diversidade e alta produtividade do DF e do Planalto Central

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 98478-6676
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w