Anúncio aqui
09.11.2020 | Por: administrador

Mapa de solos do Brasil é atualizado

Foto: Embrapa Solos

Embrapa Solos - O mapa contém informação estratégica para compreensão e avaliação da dinâmica da paisagem nacional

O mapa contém informação estratégica para compreensão e avaliação da dinâmica da paisagem nacional

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) atualizou o mapa de solos do Brasil, escala 1:5.000.000, na Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (GeoInfo). "Foram realizadas correções na tabela de atributos pelo ArcGis", conta o analista da Empresa, Ricardo Dart.

O mapa foi atualizado em formato vetorial, manipulável em Sistemas de Informação Geográficas. Esses ajustes e organização na tabela de atributos serão importantes para os usuários na Plataforma do Programa Nacional de Solos do Brasil  (PronaSolos). "Esse ambiente, em desenvolvimento, possibilitará a realização de pesquisas, filtros ou reclassificar o mapa por determinado atributo. Por conta do PronaSolos estamos atualizando alguns mapas” conclui Dart.

O mapa atualizado está disponível aqui

O mapa e suas funções

O Mapa de Solos do Brasil identifica e cartografa os diferentes tipos de solos encontrados no Brasil. Reúne informações e conhecimentos produzidos ao longo de quase 60 anos de ciência do solo no Brasil, reflexo do avançado estágio de conhecimento técnico-científico dos solos tropicais pela comunidade científica brasileira. Para sua elaboração, foram utilizados os levantamentos exploratórios de solos produzidos pelo Projeto RadamBrasil ao longo das décadas de 1970 e 1980, complementados por outros estudos mais detalhados de solos produzidos principalmente pela Embrapa e pelo IBGE.

Especificamente para o planejamento territorial, mesmo sem trazer informações para uso local, o mapa contém informação estratégica para compreensão e avaliação da dinâmica da paisagem nacional, zoneamentos e planejamentos regionais e estaduais, além de planos setoriais, como uso e conservação dos recursos hídricos, corredores de desenvolvimento, sistemas viários e outros.

Fonte: Embrapa

Outros artigos desse tema