Anúncio aqui
19.05.2022 | Por: administrador

Máquina de extração de grãos atraí atenção de produtores

O agronegócio está em constante desenvolvimento e demanda o uso da tecnologia para diminuir custos e aumentar a produção, exigindo do produtor se adequar às mudanças impostas pelo setor e investimentos em capacitação. José Antônio é produtor na cidade de Paracatu (Minas Gerais) e faz questão de acompanhar as novidades da Feira AgroBrasília. “Desde que descobri a feira, não deixei mais de vir aqui. Tem sempre uma novidade para agregar na minha propriedade”, conclui.

Quando se fala de alimentação animal, a soja é uma fonte vegetal de qualidade. A sua composição química é menos variável do que outras fontes protéicas, o que favorece a inclusão de nutrientes na ração balanceada. A farinha de soja é a principal fonte de proteína e aminoácidos na formulação de alimentos balanceados para o gado em nível mundial, especialmente no caso de animais monogástricos. De acordo com José Antônio, esse ano o que mais chamou sua atenção na Feira foi a máquina de extração de grãos, que permite ao produtor rural produzir seu próprio farelo de soja para utilizá-lo na composição de rações da avicultura, suinocultura e bovinocultura de corte e leite.

Por ser a principal base na formulação das dietas para avicultura, a falta de uniformidade desta matéria prima é muito mais relevante que das outras matérias primas. Em muitas situações práticas, o controle de qualidade das farinhas de soja e seus derivados se resume em analisar seu conteúdo em umidade, fibra bruta, proteína bruta e atividade ureásica. Giomara Straliotti, representante comercial da ZAAMP, explica as vantagens desta tecnologia para os agricultores. “Além do farelo, o óleo vegetal é outro produto que pode gerar renda para os produtores. A extração é feita a frio, deixando o óleo com a qualidade extravirgem, sem nenhum processo químico, o que impulsiona a procura pelo produto, concluiu Giomara”.

Outros artigos desse tema