29/01/2021

Emater-DF recebe Troféu Athos Bulcão pelo projeto de turismo rural Circuito Rajadinha

Noticía Agricultura
compartilhar

Ao lado de produtores, a presidente da Emater e a Secretária do Turismo registraram a entrega do troféu

 

A Emater-DF e produtores que compõem o projeto Circuito Rajadinha receberam nesta quinta-feira (28) o Troféu Bronze Athos Bulcão pela terceira colocação no Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo, da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). O Circuito Rajadinha, projeto de turismo rural da Emater, ficou em terceiro lugar na categoria: Experiências Autênticas – Turismo Criativo e Turismo de Base Comunitária. 

 

Circuito Rajadinha fica em 3º Lugar no Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo

 

Sob o olhar orgulhoso da mentora do projeto, a extensionista rural Zaida Regina, coordenadora de Turismo Rural da empresa, e dos produtores do circuito, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, recebeu o troféu das mãos da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. A cerimônia foi realizada na Chácara Sol Orquidário, uma das integrantes do projeto Circuito Rajadinha, da produtora Solange Cristina. O gerente da Emater-DF em Planaltina, Leandro Moraes de Souza, acompanhou a entrega.

 

O prêmio foi criado para homenagear profissionais e iniciativas que contribuíram para o fortalecimento de Brasília como destino turístico nos últimos 24 meses. Ao todo, o prêmio teve vencedores em 23 categorias, divididas entre Profissionais e Iniciativas. Foram mais de 400 inscritos. Uma comissão julgadora composta por representantes da Setur-DF e entidades convidadas selecionaram os principais de cada categoria, por meio de critérios que foram desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais.

 

Vanessa Mendonça lembrou que participou do circuito em 2019, durante a Feira da Colônia, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do turismo rural. “Nós, da Secretaria de Turismo, acreditamos muito neste segmento. Cada vez mais, o que a gente deseja é que haja condição para que os produtores e os empresários possam permanecer, junto com suas famílias, onde eles estão, e que de geração para geração a gente possa formar e incentivar esse crescimento local”, ressaltou.

 

Troféu Bronze Athos Bulcão pela terceira colocação no Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo

 

A identidade visual e o troféu do Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo presta uma homenagem ao pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, ícone da representatividade brasiliense. O prêmio é realizado pela Setur em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e a Fundação Athos Bulcão.  

 

A presidente da Emater-DF explicou que a ideia do projeto é unir o turismo rural à venda de mercadorias da agricultura familiar, gerando ocupação e renda no campo. Ela também destacou a representatividade do prêmio. “Na verdade, quem venceu esse prêmio foi o Distrito Federal, que ganha na exposição de suas belezas naturais e revela ao mundo o carinho com que nossos produtores e suas famílias acolhem os turistas.”

 

“Eu estou aqui hoje como alguém que teve o privilégio de ver o nascimento dessa ideia e o crescimento desse projeto. A minha satisfação é imensa de ver os pequenos passos. É como ver uma criança crescer. Eu imagino que vocês [produtores do circuito] não têm ideia da transformação que estão promovendo na região, na propriedade e na própria vida de cada um de vocês”, afirmou o presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio, que é extensionista da Emater-DF de carreira.

 

O gerente do escritório da Emater-DF em Planaltina, Leandro Souza, a coordenadora de Turismo Rural Zaida Regina e a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca

 

Circuito Rajadinha

Criado em 2014 pela Emater-DF para unir o turismo rural à venda de mercadorias da agricultura familiar, o Circuito Rajadinha já está consolidado como um dos mais tradicionais eventos de turismo rural do DF, que tem início no primeiro fim de semana de agosto com a Feira da Colônia. Durante a feira, os visitantes têm acesso a exposição de produtos, programação cultural e oficinas. 

 

Logo após a feira, começa a temporada de visitação às chácaras do Circuito, quando o público pode agendar com os produtores participantes do projeto e conhecer de perto as propriedades, as produções e o que cada uma tem a oferecer. A iniciativa foi pensada como forma de inserção dos produtores na cadeia do turismo rural, estimulando a economia local por meio da venda de produtos agrícolas e valorizando o roteiro turístico. 

 

Para a extensionista Zaida Regina, a premiação é uma validação da Setur, órgão oficial do Turismo, e que vai funcionar como estímulo aos produtores da região. “Esse projeto está fazendo a diferença para os produtores. Nossa expectativa é crescer cada vez. A ideia é trazer mais produtores para o circuito, trabalhar a diversidade nas propriedades e tornar o projeto cada vez mais atrativo para o público”, disse.

 

Fonte: Emater-DF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crianças da área rural recebem brinquedos da campanha Vem Brincar Comigo

Setor Moveleiro de Exportação de Santa Catarina tem significativa contribuição no desenvolvimento da região, aponta estudo da Embrapa

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 98478-6676
+55 61 99945-0292

Seja expositor


© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w