Anúncio aqui
03.03.2021 | Por: administrador

Emater-DF promove visita técnica em propriedade de produção de mirtilo

A Emater-DF tem prestado orientação a produtores rurais do Distrito Federal sobre a produção de mirtilo, fruta que possui alto valor nutricional e ainda tem pouca visibilidade no Brasil. O cultivo é uma oportunidade de renda para o pequeno produtor.

Na última quarta-feira (24), extensionistas da empresa fizeram uma reunião técnica sobre produção de mirtilo na chácara do produtor Gustavo Evangelista, no núcleo rural Boa Esperança 2 (região administrativa do Lago Norte).

A visita contou com a participação do professor Osvaldo Yamanishi, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB) e de produtores rurais interessados em iniciar a atividade.

Segundo o professor Yamanishi, Brasília possui características propícias ao cultivo da fruta. “A amplitude térmica — temperaturas altas de dia e baixas de noite — são favoráveis à produção”, explicou. Além disso, o produtor deve estar atento ao substrato (local onde o pé é plantado), que necessita de nutrientes específicos.

Já o coordenador do Programa de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, adianta que o Distrito Federal é um mercado consumidor potencial. “Temos uma população interessada em consumir produtos de alto valor agregado e nutricional, e o mirtilo pode ser uma boa aposta”, afirmou. A fruta possui alto teor de oxidantes naturais e rica em vitaminas e minerais.

O telado resolve o principal problema da plantação: o acesso dos passarinhos


O telado resolve o principal problema da plantação: o acesso dos passarinhos

Resultado satisfatório
O produtor Gustavo Evangelista possui 1200 pés de mirtilo plantados. No início, o maior problema eram os passarinhos, ávidos pelo sabor adocicado da fruta. “Resolvemos a questão colocando uma tela de proteção sobre o cultivo”, demonstrou. A produção é quase toda entregue em sistema de delivery. “Por não termos volume suficiente ainda, preferimos comercializar dessa forma.

Temos também um ponto na 303 Norte [Bioon]”, conta. A produção começou em 2019. “Por enquanto, estamos bastante satisfeitos com os resultados”, comemora.

O empreendedor rural que estiver interessado em iniciar o cultivo do mirtilo pode procurar o escritório da Emater-DF mais próximo de sua propriedade. A lista completa com os endereços e telefones está aqui.

Fonte: Emater-DF

Outros artigos desse tema