Anúncio aqui
23.08.2021 | Por: administrador

Emater-DF prepara atividades para a 18ª Semana Nacional do Pescado

Brasília é a cidade com o terceiro maior mercado consumidor de pescado no Brasil, com 45 mil toneladas comercializadas anualmente e um consumo per capita de 14 kg por habitante por ano. A média nacional é de 9,5 kg por pessoa por ano. E para estimular cada vez mais o consumo, será realizada a Semana Nacional do Pescado.

 

Na sua 18ª edição, a campanha acontece no período de 1° a 15 de setembro em todo o Brasil, com ações promocionais e eventos gastronômicos organizados pelo próprio setor produtivo. No Distrito Federal, a Emater-DF participará com a realização de oficinas de receitas em supermercados da Capital por meio de parceria com a Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), nos dias 1°, 9, 10 e 15, no Super Veneza, Superbom, Big Box e Dona de Casa, respectivamente.

 

 

Além disso, no dia 14 de setembro, a programação da mostra agropecuária Expoabra será toda dedicada a palestras técnicas sobre como produzir peixes em Brasília. O evento acontecerá no Parque de Exposições da Granja do Torto.

 

De acordo com o coordenador do programa de Piscicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, existem no DF 574 piscicultores, com uma produção de 1.800 toneladas anuais. As cidades do Entorno produzem outras 8 mil toneladas. Entretanto, 85% do que é consumido em Brasília vem de outros estados e até de outros países.

 

Em 2020, o Valor Bruto da Produção de peixe gerou mais de R$ 14 milhões aos produtores, o que mostra uma recuperação do setor que foi afetada pela crise hídrica no DF.

 

Para saborear

No Instagram da Emater-DF é possível aprender como filetar tilápia e fazer um ceviche, comida tipicamente peruana. A receita é ensinada pelo extensionista Flávio Bonesso, do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF. 

Fonte: Emater-DF

Outros artigos desse tema