27/01/2022

Competição de cultivares de Soja 2021/2022

O Dia de Campo acontecerá no dia 04 de Fevereiro
Noticía Agricultura
compartilhar

A Competição de Cultivares de Soja é uma prova tradicional e é o marco inicial da AgroBrasília. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e pela Feira AgroBrasília, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a prova completa 12 anos em 2022. Por meio dela, os agricultores têm a oportunidade de avaliar o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes, auxiliando na tomada de decisões para as próximas safras.

Segundo Lafayette Machado, engenheiro agrônomo e responsável pela avaliação das etapas do ensaio da competição, ela nasceu da necessidade de conhecimento das diversas cultivares lançadas a cada safra, tendo resposta bastante positiva na região do PAD-DF. "Brasília, desde os anos 80, se destaca como região sementeira, pela sua altitude com clima seco, que, naturalmente, ajuda na preservação da qualidade da semente e, hoje em dia, conta com inúmeras câmaras frias para armazenagem de suas sementes".

As empresas se inscrevem na competição e apenas trazem os seus respectivos materiais genéticos para o plantio. Depois disso, é a equipe da AgroBrasília/Coopa-DF quem assume o cultivo e implementa todos os tratos nos campos, como controles de pragas e doenças, entre outros. “A competição ocupa uma área de 17 hectares, sendo destinados 1.200m² para cada material. Nesse ensaio, 54 materiais foram plantados nos dias 26 e 27 de outubro de 2021, com previsão de colheita dos primeiros materiais em 15 de fevereiro de 2022”, explica Machado.

Anualmente, é realizado o tradicional Dia de Campo, quando as empresas participantes têm a oportunidade de apresentar aos visitantes informações sobre as cultivares. Os resultados são divulgados no site da AgroBrasília e nos telões do parque no primeiro dia da Feira.

A Competição de Cultivares 2021/2022 conta com a participação de 14 empresas, sendo elas: Dois Marcos, FT Sementes, Nidera Sementes, Soytech Basf, Corteva, Araguaia, Advanta, Embrapa, Credenz Basf, Syngenta Nidera, Triunfo, Brevant, Bayer e NK Seeds Syngenta e com o patrocínio da Bayer, Koppert, Dimiagro Fertilizantes e Vegetal Agronegócios.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Emater-DF participa da Expoabra com interação sobre Ater digital e panorama da agricultura do DF

AgroBrasília garante acesso de produtores pequenos, médios e grandes a ferramentas de agricultura digital

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 98478-6676
+55 61 99945-0292

Seja expositor


O Dia de Campo acontecerá no dia 04 de Fevereiro
© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w