22/01/2020

Competição de Cultivares de 2020 teve início com plantio

No dia 6 de março, ocorrerá dia de campo, em que produtores poderão conhecer materiais cultivados e empresas participantes
Noticía Agricultura
compartilhar

A fim de auxiliar agricultores na tomada de decisão no momento do plantio, a AgroBrasília realiza anualmente a Competição de Cultivares, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Os resultados serão divulgados no início da Feira, que em 2020 ocorre de 12 a 16 de maio.

O plantio das cultivares de soja foi realizado no período de 18 a 20 de novembro, no Parque Ivaldo Cenci, sede da AgroBrasília, no PAD-DF. Participam do torneio 19 empresas, com 69 cultivares – cinco do tipo RR e 64 Intacta RR2.

“A soja RR é tolerante ao herbicida Glifosato. A soja Intacta RR2 é tolerante ao glifosato e apresenta capacidade de controle de algumas lagartas que atacam a cultura”, explica o gerente do Parque, José Roberto Gonçalves. Ao todo, são 17 hectares plantados.

As empresas participantes são Agroeste, Arena Sementes, Basf (Credenz), Basf S/A (Soytech Sementes), Brevant Sementes, Corteva Agriscience (Cordius), Dimiagro, Dois Marcos Sementes, Embrapa, FTS Sementes S/A, Ho Genética, Koopert, Limagrain, Nidera Sementes, Pioneer, Riber Kws Sementes LTDA, Syngenta, Triunfo Tec Agro e WB Sementes.

De acordo com o gerente do escritório da Emater no PAD-DF, Marconi Borges, houve um atraso no cultivo em razão das chuvas, mas a organização da competição foi rigorosa no plantio, para que os materiais fossem cultivados no mesmo período e sob condições semelhantes.

“Esse tratamento garante que seja conhecido o potencial genético de cada cultivar e é importante para que o produtor possa avaliar bem as sementes. As empresas também se mostram bastante interessadas em participar, pois o torneio lhes permite exibir seus resultados aos produtores e aumentar as vendas”, afirma Borges.

Responsável pela avaliação das etapas do ensaio, o engenheiro agrônomo da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) Lafayette Faria Machado completa que o produtor tem, na competição, a oportunidade de avaliar fatores como a qualidade do desenvolvimento da raiz, a sanidade e a produtividade do cultivar. “Produtividade é, claro, o fator que mais pesa, mas os agricultores querem que ela venha acompanhada de resistência, principalmente a nematoides”, detalha.

A área para cultivo de milho safrinha também está sob preparação. Esse plantio será feito depois da colheita da soja.

Dia de campo

Resultados parciais da competição, assim como os materiais cultivados e as empresas participantes, poderão ser conhecidos em dia de campo que ocorrerá em 6 de março, das 8 às 12 h, na Fazenda Triacca, em frente à Coopa-DF, no PAD-DF.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Agricultura faz esclarecimentos sobre coronavírus

Senado aprova MP do Agro e texto vai à sanção presidencial

AGROBRASÍLIA
Feira Internacional dos Cerrados
agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
+55 61 3339-6541
+55 61 3339-6542
+55 61 98478-6676
+55 61 99945-0292

Seja expositor


No dia 6 de março, ocorrerá dia de campo, em que produtores poderão conhecer materiais cultivados e empresas participantes
© Copyright 2019 AgroBrasília Todos os direitos reservados         Design Lucivam Queiroz // Frontend webtoyou // Desenvolvimento Agro3w