Anúncio aqui
08.04.2022 | Por: administrador

AgroBrasília 2022 vai classificar até dez Startups de Controle Biológico

Os projetos de inovação para controle natural de pragas e doenças, especialmente nas lavouras vieram de quatro Regiões do país: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

 

Por Ricardo Araújo 

 

O momento é de soluções criativas em torno do Controle Biológico. Treze Startups foram homologadas para o primeiro desafio do INOVAAGROBRASILIA, que compõe a programação da Feira AgroBrasília 2022. O Objetivo é transformar essas ideias em negócios e ajudar o setor do agro a aumentar a produtividade com menos custo de produção.

 

As ideias inovadoras ao Controle Biológico, vieram da BA (1); DF (1); GO (1); MG (1); MS (1); MT (1); PR (2) e SP (5). A premissa do controle biológico é combater pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças com seus próprios inimigos naturais, a exemplo dos insetos benéficos, predadores, parasitoides e microrganismos como fungos, vírus e bactérias.

 

Das trezes Startups homologadas, no máximo dez, terão suas propostas classificadas para se manterem no páreo e isso deverá acontecer até 1º de maio. Um dos pontos considerados no processo classificatório é a consistência e a qualidade da ideia sendo, a natureza, a maior aliada para o fortalecimento do ecossistema como solo e plantas.

 

O INOVAAGROBRASÍLIA (Edição 2022) é o primeiro desafio de soluções tecnológicas (produtos, processos e serviços) voltadas para o Controle Biológico e está sendo realizado pela AgroBrasília, Embrapa, Secretaria de Agricultura do DF e Emater-DF.

 

O controle biológico de pragas e doenças em lavouras, ganha mais importância ultimamente na pauta do agro, em razão dos problemas nas cadeias de suprimento de insumos como defensivos agrícolas, causados pelos conflitos geopolíticos recentes em países exportadores de matérias-primas. Mas, antes também estava na agenda do setor, em razão da urgência em torno da questão ambiental e porque o consumidor interno ou, dos países que importam produtos agrícolas do Brasil, exigem práticas sustentáveis na produção de alimentos.

 

Saiba quais as startups participam do INOVAAGROBRASÍLIA, edição 2022: AgroReceita;  Avant Monitoramento com Drones; Biotecland; BSafe; Ecobio Agro Sustentável; Iça-aíba; Life Biological Control; Micro Soiol Br; Moara Bioestimulantes Agroambientais; Sardrones; Sistêmica Kovê; Vida Verde e Videna Lab.

 

Outros artigos desse tema