ptenes

Baixe o aplicativo da AgroBrasília:

EVAF irá explorar questão da Preservação e Recuperação das Águas e Solos

Tema recursos hídricos é um dos principais temas da AgroBrasília. Em 2017, EVAF terá 14 circuitos

A agricultura familiar é uma atividade importante para o setor agropecuário brasileiro, tornando-se a oportunidade para pequenos produtores obterem visibilidade e sustento por meio de sua produção.

É pensando na importância desses produtores que a AgroBrasília, realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), mantém, com o apoio do Sistema de Agricultura do DF, por meio da Emater, Seagri e Ceasa, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF).

No espaço, são apresentadas tecnologias testadas e voltadas para a agricultura familiar. O EVAF possibilita ao produtor e a sua família apreciarem e conhecerem tecnologias disponíveis, de acordo a necessidade e curiosidade, a depender de sua atividade.

O EVAF se caracteriza como uma grande oportunidade para os pequenos produtores e para o agricultor familiar mostrar seu trabalho, suas técnicas, atividades e produtos. Neste ano, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar está desenvolvendo, dentro do tema inovações tecnológicas, ações voltadas à Preservação e Recuperação das Águas e Solos, assunto que será debatido e abordado durante os cinco dias de evento.

Segundo Névio Guimarães, coordenador do EVAF, a escolha do assunto se deu por conta do momento de crise hídrica: “buscamos sempre temas com focos atuais e inovadores, que visam solucionar ou minimizar diversas situações nas atividades rurais. A fim de que sejam realizadas, com eficiência, demonstrações e apresentações de inovações tecnológicas, são firmadas, anualmente, parcerias com diversos órgãos públicos e privados para concretização do evento”, concluiu.

As ações dos circuitos do EVAF, neste ano, serão voltadas à preservação de água, tema que impacta diretamente a vida dos produtores rurais: “houve um esforço muito grande das equipes em desenvolver ações e situações em que podemos preservar e recuperar nossas águas e nossos solos”, pontua Névio.

A AgroBrasília 2017 apresentará aos seus visitantes, no EVAF, 14 circuitos, subdivididos nas seguintes áreas:

1. Agroecologia - Plantio direto de hortaliças; Manejo e controle de irrigação com uso do Irrigas; Consórcio de hortaliças com árvores frutíferas.

2. Apicultura - Alternativas para transporte de abelhas; Cavaletes para caixas com abelhas; alternativas de controle de formigas.

3. Avicultura - Alimentação alternativa na criação de aves; Pastejo rotacionado; Captação de água de chuva na criação de aves.

4. Bovinocultura - Prevenção de erosão e de assoreamento de cursos d’água; Técnicas para garantias de forragens para períodos de entressafra; Manejo de irrigação nas pastagens.

5. Inovações Tecnológicas - Sistemas de bombeamento de água de poços profundos utilizando energia solar (Fotovoltaica); Alternativas de iluminação para residências e galpões através da energia solar.

6. Floricultura - Uso de tecnologias de cobertura morta para redução de uso da água; Jardim árido - baixo uso de água; Ecoeficiência de reuso de águas para irrigações.

7. Fruticultura- Sistemas de conduções da pitaya - planta de baixo consumo de água; Policultivo na fruticultura.

8. Legislação Ambiental - Maquete ambiental; Revegetação de área degradada; Diversos usos de forma sustentável das águas.

9. Máquinas Agrícolas - Máquinas e implementos agrícolas para agricultura familiar.

10. Horticultura - Captação de águas para utilização nas irrigações; Manejo de irrigação com uso de tensiômetro e irrigás; Hidroponia e semi hidroponia.

11. Organizações sociais - Oficinas de alimentação; Mostra e comercialização de produtos da área rural; Economia e reuso das águas nas Agroindústrias.

12. Crédito Rural - Programa Empreender e Inovar; Linhas de crédito rural.

13. Piscicultura - Dimensionamento de tanques e viveiros com base na disponibilidade de água; Tratamento de efluentes; Defumação de peixes.

14. Saneamento Ambiental - Fossa de evapotranspiração.

AgroBrasília 2017

Quando: 16 a 20 de maio, de 8h30 às 18 horas

Onde: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF, BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG)

Vincere Consultoria e Editora