ptenes

 Baixe o aplicativo da AgroBrasília:

 

Uso e conservação de água é tema da AgroBrasília 2017

Os recursos hídricos são as maiores riquezas da humanidade e, nos dias de hoje, é tema frequente nos noticiários brasileiros. Diante dos problemas no abastecimento de água enfrentada em diversas localidades do Brasil, o Distrito Federal está passando por uma crise sem precedentes. 

Deste modo, conservação e economia são as melhores opções para enfrentar este período. De olho na importância do assunto, a AgroBrasília traz como um dos temas centrais da Feira, o debate acerca da conscientização e melhor utilização dos recursos hídricos.

Os órgãos que auxiliam os produtores rurais no tocante à preservação de água têm trabalhado para que haja uma maior conscientização por parte dos agricultores na hora de realizar o trabalho no campo. 

De acordo com Marconi Borges, gerente da Emater no PAD-DF, o órgão está fazendo um trabalho em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural no sentido de fazer com que os produtores mudem o sistema de irrigação para gotejamento, o que significa uma economia de, aproximadamente, 2/3 da água. 

“O que nós temos trabalhado na agricultura, de maneira geral, são aspectos relacionados à reservação de água, para aumentar a capacidade de solo em absorver a água, sem deixar que desperdice e vá direto para o córrego”, conta Marconi.

Preservar é a melhor escolha

Dileta Cossa é produtora e sabe da importância do recurso hídrico. Dileta, que é aposentada, cuida com carinho de uma nascente próxima a sua propriedade. “Nós não tivemos crise de água aqui, a água não secou. O único córrego que continua o mesmo é o nosso, porque está sendo preservado. Estamos aqui há 40 anos e eu vejo córregos morrendo, secando, porque não estão sendo preservados” diz.

Para Dileta, preservar é o melhor caminho: “É muito importante a preservação porque as chuvas estão diminuindo, as nascentes estão secando; não dá para ficar de braços cruzados, tem que agir. Porque, se você cuidar, a nascente não seca, e, se você deixar secar, a água não volta mais. Tem que preservar, preservar cada vez mais”, pontua. 

AgroBrasília 2017

“A AgroBrasília é sempre palco de discussões dos gargalos, dos fomentos e do que está por vir no agronegócio brasileiro, então, decidimos escolher os recursos hídricos como assunto principal da Feira neste ano, justamente porque é o que mais tem importância para o produtor rural hoje. Sem a água, a nossa região se enfraquece muito”, diz Ronaldo Triacca, coordenador geral da AgroBrasília.

Segundo Triacca, o debate que envolve esse tema é de suma importância: “teremos a participação de diversos órgãos reguladores e ambientais participando do evento e palestrantes especialistas no assunto. Será um evento muito importante e de grande porte”, diz.

 

 

Revista Oficial

Jornal Oficial

Patrocínio

 

Patrocinador Master