ptenes

 Baixe o aplicativo da AgroBrasília:

 

Planalto Central produz frutas de qualidade

Projeto de fruticultura em Cristalina apresenta nova realidade para produção de frutas no Cerrado

A AgroBrasília, juntamente com a Emater-DF e a Coopa-DF, realizaram uma visita de campo à Fazenda Realeza, em Cristalina, Goiás, para conhecerem as atividade de fruticultura do grupo Brava. O grupo apresentou uma novidade que traz para o Cerrado a possibilidade de produção de frutas, antes só cultivadas em climas temperados.

Edson Carlos da Silva, criador do projeto e proprietário da Brava, apresentou a iniciativa aos organizadores da Feira. A próxima AgroBrasília contará com uma área demonstrativa dedicada a fruticultura, demonstrando toda o potencial produtivo do Planalto Central.

A iniciativa apresentada teve início há sete anos e, hoje, já existe em área comercial. O cultivo de frutas como maçã, pêssego e atemoia no Cerrado é uma quebra de paradigma de acordo com o coordenador da AgroBrasília, Ronaldo Triacca. “O Planalto Central tem uma peculiaridade, nós consideramos essa região a mais diversificada do mundo pelas culturas que já existem aqui. Mas há poucos anos atrás isso era inimaginável” comenta.

Theodorus Daamen, mais conhecido como Theo, é engenheiro agrônomo, especialista em fruticultura e participou do projeto desde o início. Ele conta que o maior desafio é a adaptação dos produtores a essa realidade. “O problema é fazer as pessoas entenderem o que a fruticultura precisa. Porque tecnologia de produção, tem. Só falta aprender a trabalhar com ela”, afirma. Além das frutas já produzidas, Daamen diz que a diversificação do Cerrado permite, ainda, a produção de abacate, manga, banana morango e mirtilo.

O sucesso adquirido e o conhecimento acumulado pelos responsáveis do projeto chamaram atenção do coordenador de fruticultura da Emater-DF, Antônio Carlos dos Santos Mendes. “Nós trouxemos nossos técnicos todos para conhecer o projeto. Agora queremos montar uma unidade demonstrativa na cidade para despertar o interesse de produtores locais”, comenta. O órgão apresentou interesse em replicar o projeto em Brasília.

Durante a AgroBrasília 2018, que acontecerá de 15 a 19 de maio, será realizado o seminário “Fruticultura irrigada no Planalto Central”, voltado para capacitação de pessoas interessadas na nova tecnologia.

 

Revista Oficial

Jornal Oficial

Patrocínio

 

Patrocinador Master