Baixe o app da AgroBrasília:

Siga a AgroBrasília:
circle facebook 32 instagram 32 twitter 2 32

Notícias

Coopa-DF participa do Eixão Agro

Coopa-DF participa do Eixão Agro

Cooperativa contou com estande institucional e apresentou seus produtos no evento Brasília recebeu a segunda edição do Eixão Agro. O evento reuniu cerca de 50 expositores que apresentaram e comercializaram seus produtos. Realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem [...]

Leia mais

Planalto Central produz frutas de qualidade

Projeto de fruticultura em Cristalina apresenta nova realidade para produção de frutas no Cerrado

A AgroBrasília, juntamente com a Emater-DF e a Coopa-DF, realizaram uma visita de campo à Fazenda Realeza, em Cristalina, Goiás, para conhecerem as atividade de fruticultura do grupo Brava. O grupo apresentou uma novidade que traz para o Cerrado a possibilidade de produção de frutas, antes só cultivadas em climas temperados.

Edson Carlos da Silva, criador do projeto e proprietário da Brava, apresentou a iniciativa aos organizadores da Feira. A próxima AgroBrasília contará com uma área demonstrativa dedicada a fruticultura, demonstrando toda o potencial produtivo do Planalto Central.

A iniciativa apresentada teve início há sete anos e, hoje, já existe em área comercial. O cultivo de frutas como maçã, pêssego e atemoia no Cerrado é uma quebra de paradigma de acordo com o coordenador da AgroBrasília, Ronaldo Triacca. “O Planalto Central tem uma peculiaridade, nós consideramos essa região a mais diversificada do mundo pelas culturas que já existem aqui. Mas há poucos anos atrás isso era inimaginável” comenta.

Theodorus Daamen, mais conhecido como Theo, é engenheiro agrônomo, especialista em fruticultura e participou do projeto desde o início. Ele conta que o maior desafio é a adaptação dos produtores a essa realidade. “O problema é fazer as pessoas entenderem o que a fruticultura precisa. Porque tecnologia de produção, tem. Só falta aprender a trabalhar com ela”, afirma. Além das frutas já produzidas, Daamen diz que a diversificação do Cerrado permite, ainda, a produção de abacate, manga, banana morango e mirtilo.

O sucesso adquirido e o conhecimento acumulado pelos responsáveis do projeto chamaram atenção do coordenador de fruticultura da Emater-DF, Antônio Carlos dos Santos Mendes. “Nós trouxemos nossos técnicos todos para conhecer o projeto. Agora queremos montar uma unidade demonstrativa na cidade para despertar o interesse de produtores locais”, comenta. O órgão apresentou interesse em replicar o projeto em Brasília.

Durante a AgroBrasília 2018, que acontecerá de 15 a 19 de maio, será realizado o seminário “Fruticultura irrigada no Planalto Central”, voltado para capacitação de pessoas interessadas na nova tecnologia.

 

Fotos da AgroBrasília

Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
dia 16
dia 17
dia 18

Faixa logos patrocinadoras

logos apoio