ptenes

 Baixe o aplicativo da AgroBrasília:

 

Milho

Confira abaixo o resultado da safrinha de milho:

Plantio: 09 e 10 de fevereiro de 2017

Colheita: 17 e 18 de julho de 2017

 

Soja

Cerca de 450 pessoas estiveram presentes no Dia de Campo da Competição de Cultivares da AgroBrasília 2017. Realizado pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal  (Coopa-DF) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o Dia de Campo foi um sucesso e superou as expectativas da organização. O evento contou com a participação de 13 empresas e um total de 64 cultivares, sendo 50 cultivares de soja IPRO e 14 cultivares de soja RR. A competição é a oportunidade para produtores rurais conhecerem as cultivares disponíveis no mercado e, ainda, auxiliam na tomada de decisões para o plantio da próxima safra.

A Competição de Cultivares conta com um fator positivo que comprovam sua imparcialidade quanto ao material plantado, uma vez que recebem o mesmo manejo e tratamento realizado pela equipe técnica da AgroBrasília. Segundo Carlos Vítor Silva, Coordenador da Competição de Cultivares, “o evento dá a oportunidade de mostrar para os produtores cultivares plantadas na mesma data, com a mesma adubação e com os mesmos traços culturais. São as mesmas produções para todas as cultivares”, conta.

Neste ano, o evento contou com novidades, além da isenção de custos para os participantes, as empresas que não estão inseridas na AgroBrasília puderam participar do evento e apresentar seus materiais: “se estamos procurando materiais melhores, precisamos dar oportunidade a todas as empresas que produzem sementes a participarem do evento”, explica Marconi Borges, gerente da Emater no PAD-DF.

Segundo Marconi, o clima instável e a falta de chuvas afetaram as cultivares. Apesar do grande volume de chuvas em dezembro, após o fim do mês até o dia 15 de janeiro houve o chamado veranico, uma estiagem que prejudicou a potencialidade de produção das plantas, mas, mesmo assim, ainda será uma safra melhor que a safra dos outros anos.

As cultivares plantadas são de alto teor produtivo. Guido Amadeu Kist, produtor da região de Tabatinga, em Planaltina (DF), considera o Dia de Campo como uma oportunidade de conhecer os melhores materiais do mercado: “Eu venho todo ano para escolher uma variedade para dar subsequência ao meu plantio. Para minha plantação, eu preciso de uma cultivar diferenciada e as que têm aqui são de ótima qualidade. Foi um Dia de Campo muito produtivo”, pontua Guido.

O Dia de Campo da Competição de Cultivares é uma oportunidade para as empresas apresentarem seus materiais e, além disso, dão maior liberdade para o produtor na hora de decidir o que será plantado. Os resultados dos materiais expostos no Dia de Campo serão divulgados durante a AgroBrasília 2017, realizada entre os dias 16 a 20 de maio, no PAD-DF.

Como participar

Para participar da competição é necessário ser produtor de semente com cultivares adaptados para a região.

Subcategorias

Revista Oficial

Jornal Oficial

Patrocínio

 

Patrocinador Master