AgroBrasília 2014

Em 2014 a AgroBrasília realizou sua sétima edição e mostrou, mais uma vez, que é uma das grande feiras do agronegócio brasileiro. O evento recebeu mais de 95 mil pessoas, representando um incremento de mais de 20% em relação à edição passada. Ao todo, 400 expositores realizaram R$ 700 milhões em negócios, nas mais diversas áreas.

 

2014 também marcou a consolidação da AgroBrasília como feira  internacional. Comitivas estrangeiras, expositores internacionais, além da rodada internacional de negócios estão entre os destaques. Somente a Colômbia compareceu com uma comitiva de cerca de 30 integrantes, entre empresários, técnicos e o governador de Vichada

 

Numa ação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), as comitivas internacionais visitaram fazendas da região, participaram de um Dia de Campo sobre a produção integrada e conheceram programas, como o Plano ABC e para a Agricultura Orgânica.

 

Ainda na área internacional, uma homenagem ao Japão marcou a comemoração dos 40 anos de parceria com o Brasil, em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura no cerrado brasileiro.

 

A AgroBrasília 2014 também registrou a comemoração dos 50 anos do Instituto Americano de Cooperação para a Agricultura no Brasil (IICA), um dos nossos grandes parceiros do evento.

 

Dentre os eventos, o tradicional Dia de Campo sobre tecnologias do plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC), focando principalmente na iLPF, superou as expectativas, com público acima do esperado.

 

No Ano Internacional da Agricultura Familiar, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), mais amplo e melhor, contou com onze rotas onde dezenas de técnicos da Emater, da Secretaria de Agricultura e do Ceasa atenderam a mais de oito mil agricultores familiares.

 

Já na área de pesquisa, o crescimento foi destaque. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou um novo formato, mais técnico, com diversas tecnologias, assim como o Iapar.

 

O público se mostrou interessado e focado e foi unânime na avaliação positiva da Feira. De acordo com pesquisa da organização da AgroBrasília, um terço dos visitantes foi ao evento para conhecer tecnologias. Chama a atenção também que mais da metade dos visitantes já estiveram na Feira, demonstrando a boa aceitação pública. Estudantes, profissionais da área, produtores, todos reconheceram o evento como referência de tecnologia e de conhecimento para o campo.