AgroBrasília 2011

A AgroBrasília 2011 foi um sucesso absoluto. O interesse pelas novidades tecnológicas, debates e produtos expostos atraiu 58 mil pessoas entre 17 e 21 de maio. As excelentes linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras levaram os agricultores a aproveitar as novidades na área de máquinas, equipamentos, insumos, sementes e veículos apresentadas pelos 310 expositores. A Feira movimentou R$ 212 milhões em negócios.

 

O Espaço de Valorização da Agricultura Familiar se afirmou de vez como maior destaque da AgroBrasília. Diferenciado e bastante instrutivo, recebeu milhares de pequenos agricultores de diversos estados, que puderam conferir palestras e cursos técnicos, além de comprar máquinas e implementos pelo Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A área de 40 mil m² foi dividida em nove circuitos temáticos, com instruções específicas da EMATER-DF e demonstrações de práticas que visam a melhorar a atividade rural familiar.

 

Em 2011, a AgroBrasília ganhou força política e se firmou como novo centro de encontros e debates em prol do fortalecimento da classe produtora brasileira. A presença maciça de autoridades e estudiosos do agronegócio, bem como a grande representatividade dos agricultores da região, tornaram a feira local estratégico para a tomada de decisões e a disseminação de ideias em busca de melhorias para o setor agrícola. Diversos eventos marcaram a consolidação dessa nova vertente da AgroBrasília em 2011. Além de reuniões e palestras que atendem aos interesses e ajudam na união e capacitação dos mais variados segmentos da atividade rural, algumas novidades atraíram o produtor rural, como: debate sobre entraves no agronegócio brasileiro, palestra sobre novo Código Florestal Brasileiro com o relator da proposta na Câmara dos Deputados, encontro inédito de jornalistas ligados ao campo, sessões oficiais da Câmara Legislativa do DF e da Comissão de Agricultura do Senado dentro da Feira.

 

A presença de comitivas internacionais foi destaque mais uma vez. Embaixadores, ministros, técnicos e demais autoridades de vários países prestigiaram o evento. A proximidade da capital federal e a consequente facilidade de acesso das embaixadas e de organizações internacionais credenciam a AgroBrasília a ser, já nos próximos anos, palco de negociações com esses países.

 

A AgroBrasília também foi o local escolhido pelo Governo do Distrito Federal para fazer a entrega dos primeiros títulos de concessão de uso real das terras rurais. O sonho de mais de 30 anos dos agricultores da região começou a ser realizado durante o evento. Inicialmente, 45 proprietários receberam o tão esperado documento. Ministros, secretários de estado e parlamentares de todo o Brasil também visitaram a AgroBrasília 2011.