AgroBrasília 2008

A AgroBrasília 2008 foi o início de uma mudança definitiva e muito significativa para toda a região do Planalto Central. Agricultores que antes precisavam buscar tecnologias e inovações para as lavouras em eventos distantes ganharam uma Feira que proporciona a realização de negócios e a obtenção de conhecimento técnico de alta qualidade. O efeito positivo no campo foi imediato, com melhores resultados, a satisfação dos produtores e a forma como eles contribuíram para a concretização desse sonho da Coopa-DF.

 

A primeira edição da AgroBrasília foi realizada entre os dias 10 e 12 de abril de 2008. Em parceria com a EMATER-DF e a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, a Coopa-DF conseguiu organizar um evento que já nasceu grandioso. A Feira movimentou cerca de R$ 50 milhões em negócios, atraiu 12 mil visitantes e reuniu, ao todo, mais de cem expositores, dentre eles as principais empresas públicas e privadas do agronegócio do país.

 

O evento recebeu importantes personalidades do ramo agropecuário brasileiro e internacional, como o então ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, o precursor do plantio direto, John Landers, o presidente mundial da Basf, Michael Dieter Heinz, e os ex-ministros da Agricultura Alysson Paulinelli e Roberto Rodrigues. Figuras de destaque da política nacional e regional também marcaram presença, além do criador do projeto de assentamento que deu origem ao PAD-DF, o secretário de Agricultura do DF na década de 1970, Pedro Dantas, que emocionou a todos com seu discurso na abertura do evento.

 

Palestras e eventos marcaram a primeira edição da Feira, que desde o início valorizou muito a agricultura familiar, com espaço especial destinado a demonstrar alternativas de melhor rentabilidade nas pequenas propriedades.

 

O bom desempenho no primeiro ano rendeu à AgroBrasília o título de maior evento de tecnologia rural e agronegócio do Planalto Central.